Mazzano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Itália Mazzano 
  Comuna  
Mazzano 01.jpg
Mazzano está localizado em: Itália
Mazzano
Localização de Mazzano na Itália
Coordenadas 45° 31' N 10° 21' E
Região Flag of Lombardy.svg Lombardia
Província Bréscia
Área
- Total 15 7 km²
Altitude 153 m
População
 - Total 11 555 (abril  2 010)
    • Densidade 735,99 hab./km²
Outros dados
Comunas limítrofes Bedizzole, Calcinato, Castenedolo, Nuvolera, Rezzato
Código ISTAT 017107
Código cadastral F063
Código postal 25080
Prefixo telefônico 030
Padroeiro San Rocco (Mazzano)
Sant'Antonio da Padova (Molinetto)
San Filippo Neri (Ciliverghe)
Website http://www.comune.mazzano.bs.it/

Mazzano é uma comuna italiana da região da Lombardia, província de Bréscia, com cerca de 11.555 habitantes. Estende-se por uma área de 15,7 km², tendo uma densidade populacional de 736 hab/km². Mazzano é composto de três aldeias: Mazzano, Molinetto e Ciliverghe e faz fronteira com Bedizzole, Calcinato, Castenedolo, Nuvolera, Rezzato.[1][2][3]

Em 1861, quando o Reino da Itália foi estabelecido, Mazzano tinha uma população de 1256 habitantes.

Foi incluído no Distrito IV de Rezzato, por sua vez pertencente ao Distrito V de Brescia da província com a mesma capital.

Com o Decreto Real de 11 de março de 1928, n. 549, em Mazzano agregou-se o território do município suprimido de Ciliverghe, o qual desde então, junto com Molinetto, converteu-se em seu povoado.

Após a queda da República Social Italiana, que ocorreu em 25 de abril de 1945, o Comitê de Liberação Nacional Mazzano assumiu o cargo no Podestà. Em 8 de maio, ele foi eleito prefeito Egidio Chiarini. Os outros membros do Comitê atuaram como conselheiros municipais

Demografia[editar | editar código-fonte]

Variação demográfica do município entre 1861 e 2011[3]
Fonte: Istituto Nazionale di Statistica (ISTAT) - Elaboração gráfica da Wikipedia


Geminação[editar | editar código-fonte]

O município de Mazzano é geminado com a cidade francesa de Saint-Germain-des-Fossés, localizada no Allier (Auvergne), a dez quilômetros de Vichy. O juramento de irmandade que sancionou a formalização da geminação foi realizado em outubro de 2002 em Saint-Germain-des-Fossés e em 25 de abril de 2003 em Mazzano.

Desde 2010, a administração municipal, liderada pelo prefeito Maurizio Franzoni, não considera mais manter relações com o cidadão francês sem confirmar a comissão municipal de geminação.

Esportes[editar | editar código-fonte]

Futebol[editar | editar código-fonte]

O time de futebol local é o Polisportiva Ciliverghe asd, um militante da Série D desde a temporada 2014/2015, que joga no estádio municipal de Mazzano, localizado na aldeia de Molinetto. A melhor colocação da equipe foi o segundo lugar alcançado no final da temporada 2016/2017. O Ciliverghe é apoiado por seus espectadores que em algumas ocasiões eles colorem a arquibancada com amarelo.

Corrida a corta-mato (cross country)[editar | editar código-fonte]

A partir de 2012, no povoado de Ciliverghe, há a corrida de cross country juvenil da FIDAL (Federação Italiana de Atletismo), chamada B.Est cross country, onde B.Est representa o leste de Brescia, sua localização geográfica.

A competição é organizada pelos G.S. Atletica Rezzato sob a égide da Federação Italiana de Atletismo e é patrocinado pelos municípios de Mazzano, Rezzato, Botticino, Nuvolera e Nuvolento.

No início, nas primeiras 3 edições, a competição foi realizada no parque extra-urbano de Ciliverghe. A partir de 2015, a corrida de corta-mato foi transferida para o parque da Villa Mazzucchelli do século XVIII, devido à impossibilidade de utilizar o parque extra-urbano.

Em 2018 a corrida aconteceu no dia 2 de dezembro no parque de Villa Mazzucchelli.

Ciclismo[editar | editar código-fonte]

Na década de 1960, o 'SC Molinettese', o primeiro clube municipal de ciclismo, foi fundado na aldeia de Molinetto. Uma empresa onde uma multidão de entusiastas locais viverá e trabalhará.

No início dos anos noventa, a empresa mudará seu nome para Società Ciclistica Mazzano (SC Mazzano). Agora, a empresa, afiliada à FCI (Federação Italiana de Ciclismo), tem cerca de sessenta atletas e seus atletas são chamados de 'fúria vermelha'.

A associação está localizada no pavilhão municipal de esportes da Via Mazzini e realiza principalmente atividades juvenis tanto na estrada quanto em mountain bikes.

Marcha de Regularidade de Montanha[editar | editar código-fonte]

A partir de 1986, em Mazzano, há uma marcha de regularidade nas montanhas da FIE (Federação Italiana de Caminhadas), chamada troféu Renato Malossini, em homenagem ao líder histórico do grupo alpino.

O concurso é organizado pela Diretoria de Esportes Alpinos de Mazzano sob a égide da Federação Italiana de Caminhadas e é patrocinado pela Prefeitura de Mazzano e pela Província de Brescia.

Nas 33 edições anteriores, a marcha foi uma corrida do campeonato regional e, em algumas ocasiões, uma corrida do campeonato italiano. Combinado com o mesmo equipamento estão as taças Boioni e Cerqui para o setor de jovens e estudantes e o troféu Comune di Mazzano concedido aos vencedores da corrida promocional em pares.

Em 2019 a corrida foi realizada em 17 de março a partir da casa alpina de Mazzano.

Infraestrutura e transporte[editar | editar código-fonte]

Situada ao longo do rio Chiese, no passado a cidade foi capaz de fazer uso de duas importantes conexões ferroviárias para a mobilidade de pessoas e mercadorias, a ferrovia Rezzato-Vobarno, entre 1897 e 1968, e o bonde Brescia-Vestone-Idro. operando entre 1881 e 1932.

Referências

  1. «Statistiche demografiche ISTAT» (em italiano). Dato istat 
  2. «Popolazione residente al 31 dicembre 2010» (em italiano). Dato istat 
  3. a b «Istituto Nazionale di Statistica» 🔗 (em italiano). Statistiche I.Stat 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.