McDonnell Douglas MD-94X

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
MD-94X
Avião
Descrição
Tipo / Missão Avião comercial
País de origem  Estados Unidos
Fabricante McDonnell Douglas
Quantidade produzida 0
Desenvolvido de McDonnell Douglas MD-80

O McDonnell Douglas MD-94X foi um avião comercial projetado e utilizaria motores propfan, com previsão de início da produção em 1994. A aeronave acomodaria entre 160 e 180 passageiros[1] em configuração de assentos desconhecida. Um projeto completamente novo, foi desenvolvido no final da década de 1980 para competir com o similar Boeing 7J7. A configuração era similar ao MD-80, mas com tecnologias avançadas sendo consideradas, como a instalação de um Canard, controle de voo em fluxo laminar e em turbulência, controle side-stick (via fibra óptica) e construção de liga de Alumínio-Lítio. O interesse das companhias aéreas na tecnologia do propfan era fraco apesar de alegar 60% de redução no consumo de combustível, levando ao cancelamento do projeto.

Ao mesmo tempo estavam sendo desenvolvidos duas variantes do MD-80 que utilizavam o propfan. O "MD-91X" teria capacidade de 100-110 assentos e entraria em serviço em 1991 e o "MD-92X" acomodaria 150 passageiros e entraria em serviço no ano de 1992[1]. OS DC-9 e MD-80 existentes seriam capazes de ser atualizados para a nova motorização.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «Propfan progress». Spinoff (em inglês) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um avião, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.