McJob

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mcjob)

McJob (em português, "McEmprego") é uma gíria, mais comumente utilizada em países de língua inglesa,[1][2] para se referir a empregos de baixo salário, frequentemente precários, baixo prestígio e que requerem poucas habilidades, oferecendo poucas possibilidades de crescimento profissional.

O termo é um trocadilho com o nome da rede de lanchonetes McDonald's, reconhecida internacionalmente por empregar adolescentes e jovens sem experiência ou qualificação e por oferecer, em contrapartida, salários muito baixos.

Posteriormente passou a ser usado para descrever qualquer ocupação de baixo prestígio, para a qual pouco treinamento é requerido e na qual a rotatividade de mão de obra é grande, sendo que as atividades dos trabalhadores são rigidamente controladas por gerentes. A maioria dos McJobs é oferecida pelo setor terciário, particularmente redes de fast-food e varejo.

"McEscravo" é uma expressão análoga, bastante popular no Brasil, mas usada apenas para se referir a funcionários de redes de fast-food.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «"McJob" no Merriam-Webster's Online Dictionary». Consultado em 30 de outubro de 2016 
  2. "Merriam-Webster: 'McJob' is here to stay Arquivado em 12 de abril de 2008, no Wayback Machine.". The Associated Press. 11 de novembro de 2003.
  3. Chega de Mc Escravos. Por Ana Paula Sarilio (com informações do Sinthoresp). Nova Central Sindical de Trabalhadores no Estado de São Paulo, 18 de agosto de 2015.