Mean Creek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mean Creek
Uma Pequena Vingança (PRT)
Quase um segredo (BRA)
Mean_Creek_movie.jpg
EUA
2004 •  cor •  90 min 
Gênero drama
Direção Jacob Aaron Estes
Roteiro Jacob Aaron Estes
Elenco Rory Culkin
Ryan Kelley
Scott Mechlowicz
Trevor Morgan
Josh Peck
Carly Schroeder
Idioma inglês

Mean Creek (lançado no Brasil com o título Quase um Segredo e em Portugal como Uma Pequena Vingança) é um filme estadunidense de 2004, do gênero drama, escrito e dirigido por Jacob Aaron Estes.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme se passa em uma pequena cidade do Oregon. Sam (Rory Culkin) é um garoto tímido que sofre bullying em sua escola por conta de um garoto disléxico chamado George (Josh Peck) que o bate e incomoda todos os dias. Sam conta isso ao irmão mais velho, Rocky (Trevor Morgan), um rapaz pacífico que gosta de usar drogas e viver tranquilamente. Ele decide, junto com Sam e dois amigos seus, pregar uma peça em George para se vingar. Os amigos de Rocky são Clyde (Ryan Kelley), um garoto tímido e envergonhado por conta das brincadeiras em relação aos seus pais homossexuais feitas por Marty (Scott Mechlowicz), o outro amigo. Os garotos decidem levar George em um passeio de barco para comemorar o aniversário de Sam (embora não seja realmente seu aniversário) e depois deixá-lo nu no rio para que volte sozinho e sem roupas para casa. Junto com eles, há também Millie (Carly Schroeder), a garota de interesse de Sam.

No passeio de carro até o rio, George tenta ser legal e se aproximar dos outros, mas os garotos sempre o fazem comentários rudes e ofensivos. Millie, que não sabia o real propósito do passeio até que Sam a revela, pede que ele e seu irmão abortem o plano. Como George se revelou na verdade uma boa pessoa que machucava os outros por ser solitário, eles concordam em abortar o plano, mas um dos amigos de Rocky, Marty, não recebe a proposta com a mesma tranquilidade e acha que devem continuar.

No barco, eles começam um jogo de verdade ou desafio. Millie no início tenta impedir que a brincadeira se realize, dizendo que alguém sempre sai magoado do jogo, o quê de fato acontece: durante uma série de brincadeiras ofensivas a George, ele faz um rápido comentário sobre o pai de Marty, o que o enfurece. Antes de revelar o porquê da piada tê-lo ofendido, ele confessa todo o plano para George, deixando-o furioso. George então xinga os outros ocupantes do barco e se lembra do motivo da raiva de Marty ao ouvir comentários sobre o pai: Seu pai era alcoólatra, e deu um tiro na própria cabeça num momento de embriaguez "espalhando seus miolos por toda a parede", frase que George repete repetida e ininterruptamente para atormentar Marty. Quando Marty perde a calma e avança em direção ao garoto, Rocky o segura e empurra George na água para que pare com os comentários. Contudo, George não sabe nadar e pede por socorro enquanto os outros apenas observam. Enquanto luta para manter-se na superfície, sua câmera filmadora que ele sempre carrega por todo lugar bate em sua cabeça, desacordando-o.

Preocupado, Rocky mergulha para resgatá-lo enquanto os outros remam o barco para uma pequena praia fluvial. Rocky encontra George perto da praia, e Millie tenta ressucitá-lo, em vão. Eles decidem seguir o conselho de Marty e enterram George na mata, para depois ir lidar com as únicas testemunhas que sabiam que George estava com eles: o irmão de Marty (dono do carro usado pelo grupo) e seu amigo. Clyde insiste que eles devem contar a verdade e dizer que foi um acidente, mas Marty o ameaça e ele se rende ao plano. Marty conta à seu irmão e ao amigo sobre a situação, e eles concordam com o plano. Marty se encontra com o grupo e conta a eles sobre as testemunhas, mas descobre que todo o grupo decidiu mudar de ideia e contar a verdade. Marty se recusa a revelar a verdade, fica bravo com o grupo, vai embora e pede novamente emprestado o carro do irmão, e também a pistola. O irmão lhe concede os dois objetos e Marty assalta um posto de gasolina, para depois partir e não ser mais visto no filme.

Enquanto isso, os outros vão à casa de George e confessam a história à sua mãe. Enquanto Sam diz a um policial que no momento que George foi jogado na água ele estava dizendo "coisas que não deveriam ser ditas", as imagens mostram a polícia desenterrando o corpo de George sob os soluços de choro da mãe. O filme termina com a polícia assistindo a um vídeo na câmera de George, no qual ele fala de si mesmo e revela seus sentimentos sobre o mundo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.