Mean Girls

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mean Girls
Giras e Terríveis (PT)
Meninas Malvadas (BR)
 Estados Unidos
2004 •  cor •  97 min 
Direção Mark Waters
Produção Lorne Michaels
Tony Shimkin
Louise Rosner
Roteiro Tina Fey
Baseado em Queen Bees and Wannabes,
livro de Rosalind Wiseman
Narração Lindsay Lohan
Elenco Lindsay Lohan
Rachel McAdams
Lizzy Caplan
Lacey Chabert
Amanda Seyfried
Gênero comédia
Música Rolfe Kent
Cinematografia Daryn Okada
Edição Wendy Greene Bricmont
Companhia(s) produtora(s) SNL Studios
Distribuição Paramount Pictures
Lançamento Estados Unidos 30 de abril de 2004
Portugal 17 de junho de 2004
Brasil 9 de julho de 2004
Idioma inglês
Orçamento US$ 17 milhões[1]
Receita US$ 129 042 871[1]
Cronologia
Último
Mean Girls 2 (2011)
Próximo
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Mean Girls (Meninas Malvadas (título no Brasil) ou Giras e Terríveis (título em Portugal)) é um filme estadunidense de 2004, dirigido por Mark Waters. O roteiro foi escrito por Tina Fey e é baseado no livro "Queen Bees and Wannabes" de Rosalind Wiseman.

O filme é estrelado por Lindsay Lohan, Rachel McAdams, Tina FeyLacey ChabertLizzy CaplanJonathan Bennett, Daniel Franzese e Amanda Seyfried. Embora o enredo do filme se passe em Illinois, o filme foi rodado principalmente em Toronto, no Canadá.

Waters, descreveu o filme como "o encontro de As Patricinhas de Beverly Hills com Atração Mortal." O filme foi baseado no livro de não-ficção "Queen Bees and Wannabes", que descreve o comportamento e segregação das garotas no colegial e efeito que a popularidade social exerce sobre elas.[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Cady Heron (Lindsay Lohan) tem dezesseis anos de idade e recebe ensino doméstico. Seus pais que trabalham no zoólogo (Ana Gasteyer e Neil Flynn) retornam ao Estados Unidos depois de uma viagem de pesquisa na África, estabelecendo-se em Evanston, Illinoise e matriculando Cady no North Shore High School. Cady frequenta uma escola pública, pela primeira vez e conhece os novos colegas Janis (Lizzy Caplan) e Damian (Daniel Franzese). Os dois alertam Cady para evitar o grupo mais popular da escola, as poderosas, que são liderados por abelha rainha Regina George (Rachel McAdams), seguida da rico, mas insegura Gretchen Wieners (Lacey Chabert) e a doce e ruiva Karen Smith (Amanda Seyfried).

As poderosas se interessaram por Cady, e convidá-la a sentar-se com eles na hora do almoço. Vendo que Cady está ficando junto com as plásticas, Janis inventa um plano de vingança contra Regina, usando Cady como a agente infiltrada. Cady logo descobre de Regina de "Burn Book", um jornal preenchido com difamações, rumores, segredos e fofocas maldosas sobre as outras meninas e alguns professores. Apesar desta descoberta, Cady decide renunciar o esquema de Janis por razões éticas. Enquanto isso, Cady começa a ter uma queda pelo ex-namorado de Regina, Aaron Samuels (Jonathan Bennett), a quem Regina com ciúmes rouba de volta em uma festa de Dia das Bruxas na frente dela.

No momento do incidente, Cady decide comprometer totalmente o plano de Janis cortando "recursos" de Regina, que envolvem a separação de Regina e Aaron, enganando-a para comer barras nutricionais que realmente fazê-la ganhar peso, e colocando as companheiras plásticas de Regina contra ela. No processo, Cady involuntariamente refaz-se à imagem de Regina, tornando-se rancoroso e superficial, e abandona Janis e Damian. Quando Regina está finalmente tomar conhecimento da traição de Cady, ela revida, espalhando o conteúdo do "Burn Book" por toda a escola, que rapidamente incitam um motim. Para evitar suspeitas, Regina insere uma difamação falsa de si mesma no livro, a fim de responsabilizar Cady, Gretchen, e Karen, as únicas estudantes do sexo feminino não mencionadas no livro. O diretor Duvall (Tim Meadows) bravamente encerra o motim, e acaba de enviar todas as meninas na escola para reunir-se no ginásio. A professora de matemática Srª. Norbury (Tina Fey), a quem o "Burn Book" difama como uma traficante de drogas, faz com que as meninas mencionados no livro confessem aos rumores e pessam desculpas para os outros alunos e professores. Quando a vez de Janis vem, ela confessa seu plano para destruir Regina com a ajuda de Cady e zomba abertamente de Regina com o apoio de toda a escola. Perseguida por Cady, Regina é atropelada por um ônibus escolar, quebrando sua coluna vertebral. Sem amigos, evitada por Aaron, e fundamentadas por seus pais, Cady assume total responsabilidade pelo "Burn Book". Depois de fazer as pazes com Regina, a culpa de Cady logo se dissolve e ela retorna à sua antiga personalidade.

Como parte de sua punição por ter mentido e recusado a classe de Norbury, ela une as Mathletes nas finais do campeonato estadual. Lá, enquanto competindo contra uma garota chamada Caroline Krafft, ela percebe que a melhor coisa a fazer é apenas resolver o problema na frente de si mesmo e acaba ganhando a competição. No baile Baile da Primavera, o novo namorado de Regina, Shane Oman, é eleito rei, enquanto Cady é eleita Rainha, mas declara que todos os seus colegas são maravilhosos em sua própria maneira, ao que ela quebra sua tiara de plástico e distribui as peças para algumas outras meninas. Ela, então, faz as pazes com Janis e Damian, reconcilia com Aaron, e atinge uma trégua com as poderosas, que depois se desmantela. Até o início do novo ano escolar, o destino das poderosas recém debandada são mostradas. Regina se junta ao time de lacrosse para lidar com sua raiva, Karen se torna o repórter do tempo escolar (alegando antes que seus seios pode dizer quando está chovendo), enquanto Gretchen une os "asiáticos legais". Aaron recebe diploma do ensino médio e vai para a Universidade Northwestern, Janis começa a namorar Kevin Gnapoor, a quem ela inicialmente desprezava, e Cady declara que ela agora é normal. Regina passa por Cady e sorri, mostrando que elas agora são gentis uma com a outra. Quando isso acontece, Damian aponta para Cady as novas "poderosas júnior" andando perto, e Cady imagina elas sendo atingidas por um ônibus.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator / Atriz Personagem
Lindsay Lohan Cady Heron
Rachel McAdams Regina George
Lacey Chabert Gretchen Weiners
Amanda Seyfried Karen Smith
Lizzy Caplan Janis Ian
Jonathan Bennett Aaron Samuels
Daniel Franzese Damien
Tina Fey Sra. Norbury
Tim Meadows Diretor Ron Duvall
Amy Poehler Srta. George
Ana Gasteyer Betsy Heron
Neil Flynn Chip Heron
Daniel DeSanto Jason
Rajiv Surendra Kevin Gnapoor
Diego Klattenhoff Shane Oman
Sasha Pieterse Nova Regina

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Tina Fey, após ler o livro Queen Bees and Wannabes, de Rosalind Wiseman, durante participação no programa Saturday Night Live, sugeriu ao vivo para o produtor Lorne Michaels que o livro poderia ser transformado em filme. Michael entrou em contato com a Paramount Pictures, que comprou os direitos do livro para adaptá - lo. Tina Fey escreveu o roteiro baseando se em suas própias experiências escolares no ensino médio. A verdadeira Janis Ian, inclusive foi uma das primeiras convidadas do programa Saturday Nigth Live, onde performou a canção At Seventeen, que pode ser ouvida no filme durante uma cena na casa de Regina. No filme, a personagem de Lizzy Caplan sofria bullying dos colegas que a acusavam de ser lésbica, isso se deve ao fato de que Janis é lésbica na vida real.

Crítica[editar | editar código-fonte]

Mean Girls teve recepção geralmente favorável pela crítica profissional. Com a pontuação de 83% em base de 175 avaliações, o Rotten Tomatoes chegou ao consenso: "Mais engraçado e mais inteligentemente escrito do que uma habitual comédia adolescente".[3] Já no site Metacritic, o filme tem uma aprovação de "avaliações favoráveis em seu consenso", num total de 66%, baseado em 39 avaliações.[4]

Home Media[editar | editar código-fonte]

Meninas Malvadas foi lançado em DVD cinco meses após sua estréia nos cinemas norte - americanos, em Setembro de 2004. Foi lançado em uma edição de colecionador especial em widescreen e uma edição de colecionador em fullscreen, ambos incluindo várias cenas deletadas, erros de gravação, três interseções, o trailer de cinema, previews, e três features. Seu formato em Blu - Ray foi lançado em 14 de Abril de 2009.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Mean Girls - Box Office Mojo» (em inglês). Consultado em 18 de novembro de 2013. 
  2. «Mean Girl - Lastfm.com». Consultado em novembro de 2013. 
  3. «Mean Girls» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 12 de dezembro de 2013. 
  4. «Mean Girls» (em inglês). Metacritic. Consultado em 7 de abril de 2015. 
  5. «2005 MTV Movie Awards Winners and Nominees - Hollywood Movies» (em inglês). Consultado em novembro de 2013. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]