Medalha Carl Friedrich Gauß

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Medalha Carl Friedrich Gauß (em alemão: Carl-Friedrich-Gauß-Medaille) é uma condecoração sem fundo financeiro instituida em 1949 pela Sociedade Científica de Braunschweig destinada a trabalhos científicos de destaque. É concedida anualmente em memória de Carl Friedrich Gauß.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A medalha é de bronze, com diâmetro de 90 mm e espessura de 8mm. Na parte anterior é reproduzida uma gravura de Gauß com a inscrição „Carl Friedrich Gauß, geb. zu Braunschweig 30.04.1777“ (Carl Friedrich Gauß, nascido em Braunschweig em 30.04.1777); na parte posterior a inscrição „Braunschweigische Wissenschaftliche Gesellschaft“ e no meio a frase „pro summis litterarum meritis“. Na borda da medalha é gravado o nome do laureado bem como a data da concessão. A medalha é acompanhada de um estojo de couro bem como um certificado com uma pasta, no qual constam os méritos científicos do laureado.

Procedimento[editar | editar código-fonte]

Habilitados a indicar candidatos são todos os membros da Sociedade Científica de Braunschweig, com uma curta justificativa até 1 de novembro. Os presidentes da área ou classe decidem então mediante aconselhamentos e notificam o presidente da sociedade, que após receber todos documentos convoca um conselho para a decisão final.

A medalha é entregue pelo presidente durante a reunião pública anual. Nesta ocasião o laureado apresenta o seu trabalho científico. A medalha não é concedida a membros da sociedade.

Laureados[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Braunschweigische Wissenschaftliche Gesellschaft - Jahresversammlung und Verleihung der Carl Friedrich Gauß-Medaille». bwg-nds.de. Consultado em 19 de agosto de 2015. Arquivado do original em 3 de abril de 2015 
  2. «Braunschweigische Wissenschaftliche Gesellschaft - Jahresversammlung mit der Verleihung der Carl Friedrich Gauß-Medaille». bwg-nds.de. Consultado em 20 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 21 de janeiro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]