Medalha de Serviços Distintos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Medalha de Serviços Distintos
Descrição
País Portugal Portugal
Outorgante Presidente da República
Criação 2 de Outubro de 1863
Tipo Medalha Militar
Elegibilidade Serviços de carácter militar relevantes e extraordinários ou actos notáveis de qualquer natureza, ligados à vida do Exército, da Armada ou da Força Aérea, de que resulte, em qualquer dos casos, honra e lustre para a Pátria ou para as instituições militares do país.
Estado Activa
Organização
Graus Grau Ouro (MOSD)
Grau Prata (MPSD)
Grau Cobre (MCSD)
Hierarquia
Inferior a Medalha da Cruz de Guerra
Superior a Medalha de Mérito Militar
Fita Bonsservicos servdistintos.png

A Medalha de Serviços Distintos é uma condecoração militar portuguesa usada para galardoar serviços de carácter militar relevantes e extraordinários ou actos notáveis de qualquer natureza, ligados à vida do Exército, da Armada ou da Força Aérea, de que resulte, em qualquer dos casos, honra e lustre para a Pátria ou para as instituições militares do país.

A Medalha de Serviços Distintos foi originalmente criada em 2 de Outubro de 1863, por decreto da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, com o nome de Bons Serviços, a segunda de três classes da medalha militar.

De 1863 a 1919, a Medalha de Bons Serviços (hoje Serviços Distintos) tinha apenas duas classes - ouro (MOBS / MOSD) e prata (MPBS / MPSD), mas, pelo Decreto N.º 6093, de 11 de Setembro de 1919, passou a ter também o grau cobre (MBBS / MBSD), de forma a premiar as classes que não tinham acesso à medalha, nomeadamente sargentos e praças.

Finalmente, em 1946, através do Decreto N.º 35667, de 28 de Maio de 1946, a medalha passou a chamar-se definitivamente Medalha de Serviços Distintos, mantendo até hoje o desenho que foi estabelecido em 1946.

Distintivos[editar | editar código-fonte]

Grau Ouro
Grau Prata
Grau Cobre