Medo, incerteza e dúvida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Medo, incerteza e dúvida, significado da abreviação FUD (do inglês Fear, Uncertainty and Doubt) é uma prática de marketing que consiste em desacreditar o concorrente espalhando desinformação sobre o produto rival. Apesar de ser uma prática moralmente condenável em muitos países, o FUD é aceito nos Estados Unidos.

A prática é antiga. Remonta à época da Guerra das Correntes. Thomas Edison conseguiu que execuções em cadeira elétrica fossem feitas com corrente alternada, caracterizando assim a corrente como perigosa.

Microsoft[editar | editar código-fonte]

O termo é bastante usado na indústria da informática e é constantemente ligado a práticas da Microsoft.[1] Em 2007, foi acusada de oferecer dinheiro para um engenheiro de software australiano, chamado Rick Jelliffe, editar artigos sobre tecnologias rivais na enciclopédia on-line Wikipédia.[2] [3]

Referências

  1. Roger Irwin (1998). «What is FUD» (em inglês). Consultado em 5 de agosto de 2009. 
  2. Nancy Gohring (23 de janeiro de 2007). «Microsoft pays for Wikipedia edits» (em inglês). Consultado em 5 de agosto de 2009. 
  3. Rick Jelliffe (22 de janeiro de 2007). «An interesting offer: get paid to contribute to Wikipedia» (em inglês). Consultado em 4 de Março de 2016. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.