Mega Man (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mega Man (jogo))
Ir para: navegação, pesquisa
Mega Man
Desenvolvedora Capcom
Publicadora(s) Capcom
Distribuidora Capcom
Designer Akira Kitamura
Compositor(es) Manami Matsumae
Artista Yasuaki Kishimoto
Naoya Tomita
Keiji Inafune
Akira Kitamura
Plataforma(s) Nintendo Entertainment System, PlayStation, Virtual Console, PlayStation Store, PlayStation Portable
Série Mega Man
Data(s) de lançamento
Gênero(s) Aventura
Modos de jogo 1 Player
Classificação Permitido para todas as idades i CERO (Japão)
Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 7 anos i PEGI (Europa)
Mídia Cartucho e CD
Idioma Japonês
Traduções Inglês
Último
Último
Mega Man 2
Próximo
Próximo

Mega Man​​, conhecido como Rockman no Japão, é um jogo de vídeo-game desenvolvido e publicado pela Capcom para a Nintendo Entertainment System (NES). É o primeiro jogo da série Mega Man. Foi lançado no Japão e na América do Norte em Dezembro de 1987 e na Europa, em Maio de 1990.

Apesar da longa e rica história que o personagem tem, a carreira de Megaman começou de forma muito humilde. A Capcom, desenvolvedora de Arcades como prioridade na época, armou um plano nos anos 80 de fazer um novo game feito especificamente para se jogar em casa. Os jogos anteriores da Capcom feitos para o Famicom eram meras adaptações de jogos de arcade. Para que o projeto tivesse os melhores resultados possíveis, a Capcom deixou o projeto com alguns de seus mais talentosos e jovens criadores, entre eles, um artista chamado Keiji Inafune,considerado o Grande Criador de Mega Man. Inafune, como grande fã de animes, ao criar a Série Mega Man se inspirou na Série Astro Boy.

A trama começa com a luta eterna entre humanóide heróico, o robô Mega Man, ​​e o malvado cientista Dr. Wily. O jogo estabelece muitas das convenções de jogo que definem o original Mega Man ​​série, bem como as suas subséries múltiplas. Mega Man ​​apresenta uma configuração através da qual o jogador pode escolher a ordem das fases iniciais a serem completadas. Com cada "Robot Master" derrotado no final de uma fase, uma nova arma é adicionada ao arsenal do jogador para ser usada contra os inimigos.[1] Mega Man ​​foi desenvolvido por uma pequena equipe, que incluía um envolvimento significativo do artista Keiji Inafune.

Mega Man foi bem-recebido pela crítica por sua concepção global e pela sua alta dificuldade. Embora não tenha sido um sucesso comercial, o jogo foi seguido por uma abundância de sequelas e spin-offs, que ainda estão sendo lançados até os dias atuais, muitos dos quais utilizam basicamente o mesmo enredo, gráficos e configurações de jogo instituídas pelo jogo de 1987.

O jogo reapareceu modificado em vários remakes, como Mega Man: The Wily Wars e o recentemente lançado para a plataforma PlayStation Portable (PSP), Mega Man: Powered Up. Também recebeu ports como Rockman Complete Works (lançado apenas no Japão) e Mega Man: Anniversary Collection.

Este é o único jogo da série em que Mega Man enfrenta seis Robot Masters em vez de oito, porem, no remake Mega Man: Powered Up Mega Man enfrenta mais dois Robot Masters (Time-Man e Oil-Man) totalizando oito.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O jogo começa após os acontecimentos que envolvem a criação do humanóide robô chamado Mega Man ​​pelo gênio Dr. Wright (chamado Dr. Light em títulos posteriores) e seu assistente, Dr. Wily. Os dois cientistas também criam outros seis robôs avançados: Cut Man, Elec Man, Ice Man, Fire Man, Bomb Man e Guts Man. Cada um destes robôs é projetado para realizar tarefas industriais que envolvam construção, demolição, madeireiras, operações elétricas ou trabalhos realizados em temperaturas extremas, tudo para o benefício da humanidade em um local conhecido como "Monsteropolis". No entanto, Dr. Wily é desleal ao seu parceiro e reprograma os seis robôs para ajudar a si mesmo em um plano para assumir o controle do mundo. Dr. Wright envia Mega Man ​​para derrotar suas criações e acabar com Dr. Wily. Depois de ter sucesso em sua missão, Mega Man ​​retorna para casa, se juntando a sua irmã robô Roll e seu criador, Dr. Wright.[2]

Chefes[editar | editar código-fonte]

Robot Masters[editar | editar código-fonte]

Robot Master Arma Fraqueza
Cut Man Rolling Cutter Super Arm
Elec Man Thunder Beam Rolling Cutter
Ice Man Ice Slasher Thunder Beam
Fire Man Fire Storm Ice Slasher
Bomb Man Hyper Bomb Fire Storm
Guts Man Super Arm Hyper Bomb

Fase final[editar | editar código-fonte]

  • Yellow Devil Fraqueza Thunder Beam
  • Mega Man (Cópia) Fraqueza não tem
  • CWU-01P Fraqueza Super Arm
  • Dr. Wily (pilotando o Wily Machine 1) Fraqueza Fire Storn

Referências

  1. Nadia Oxford (10 de Maio 2007). Mega Man Retrospective: Get Equipped with 20 Years (em inglês). 1UP.com. Página visitada em 21 de Novembro de 2012.
  2. Mega Man Review (em inglês). IGN (18 de agosto de 2008). Página visitada em 13 de maio de 2011. "The story finds a mad scientist named Dr. Wily attempting to take over the world by reprogramming six powerful robots to do his evil bidding. The robots' inventor, Dr. Light, is shocked to see his creations causing such chaos – and so he modifies one of his housekeeping robots, Rock, into the super fighting robot, Mega Man. The new hero then sets off on his quest to defeat the good 'bots turned bad, then track down and bring Dr. Wily to justice."
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.