Meghalaya

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Índia Meghalaya  
—  estado  —
Meghalaya in India (disputed hatched).svg
Distritos 7
Cidade mais importante Shillong
Fundação 21 de janeiro de 1972
Capital Shillong
25° 34′ N, 91° 53′ E
Administração
 - Governador Ranjit Shekhar Mooshahary
 - Ministro-chefe Mukul M. Sangma
 - Poder legislativo Unicameral (60 assentos)
Área
 - Total 22 720 km²
População (março/2001)
 - Total 2 306 069
 - Língua(s) Garo, Khasi, Inglês
Cód. ISO 3166-2 IN-ML
Sítio www.meghalaya.nic.in

Meghalaya é um dos estados da Índia. Foi criado em 2 de Abril de 1970 como estado autónomo do estado de Assam. Em 21 de Janeiro de 1972 tornou-se independente de Assam e membro da federação. Além do Estado do qual se desmembrou, a norte e leste, sua única fronteira é com Bangladesh, a sul e oeste.

Meghalaya, que significa a "Morada das Nuvens", é também famosa pelo culto ao riso, o qual, segundo a Aljazeera, é "um fenômeno social". Por conta disso, os habitantes da província costumam colocar nomes engraçados nos seus filhos, como Anestesia, pelo simples fato de terem presenciado alguém falar essa palavra no hospital. [1]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Índia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. João Ozorio de Melo (19 de fevereiro de 2013). «Hitler e Frankenstein vão disputar eleições na Índia». www.conjur.com.br. Consultado em 19 de fevereiro de 2013