Mehetia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Mehetia ou Me'eti'a é uma ilha vulcânica nas Ilhas de Barlavento, no leste do Arquipélago da Sociedade na Polinésia Francesa, um território francês no exterior, localizado no Oceano Pacífico. Essa ilha é um estratovulcão muito jovem 110 km ao leste da Península do Tahiti. A ilha pertence ao hotspot Teahiti'a-Mehetia.

A ilha tem uma área de 2,3 km quadrados e tem seu ponto mais alto 435 m. A bem definida cratera vulcânica contém um "ponto quente" muito ativo. Em 1981 a ilha foi o centro de terremotos.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro avistamento da ilha por europeus foi na expedição espanhola de Pedro Fernandes de Queirós em 9 de fevereiro de 1606, e nomeou-a Decena (dez em espanhol).[1] Depois a ilha foi avistada por Samuel Wallis no HMS Dolphin 1767. Também foi avistada pelo navegador espanhol Domingo de Boenechea em 6 de novembro de 1772 no barco Aguila. Ele chamou a ilha de San Cristóbal.

Administração[editar | editar código-fonte]

Mehetia é administrativamente parte de uma comuna (município) de Taiarapu-Est e de sua comuna mais ao leste Tautira. A ilha é inabitada e não tem muita vegetação mas tem um pequeno recife de coral em seus declives submarinos.

Referências

  1. Corney, Bolton Granvill The quest and occupation of Tahiti by emissaries of Spain during the years 1772-1776, London, 1913, Vol I, p.XXX