Maomé II, o Conquistador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mehmed II)
Maomé II
Mehmed II
Sultão otomano, califa
Maomé II, o Conquistador
Retrato de Maomé II por Gentile Bellini, 1480.
Reinado 14441446
14511481
Antecessor(a) Murade II
Sucessor(a) Bajazeto II
Nascimento 30 de março de 1432
  Edirne
Morte 3 de maio de 1481 (49 anos)
  Istambul
Sepultado em Cemitério da Mesquita Fatih, Istambul
Nome completo  
محمد بن مراد خان
Dinastia Otomana
Pai Murade II
Mãe Hüma Hatun
Filho(s)
Filha(s) Gevherhan
Assinatura Assinatura de Maomé II Mehmed II

Maomé II (em turco otomano: محمد ثانى; romaniz.:Meḥmed-i s̠ānī), também conhecido como Mehmed II ou Mehmet II, pelo epíteto o Conquistador (em turco otomano: الفاتح; romaniz.:el-Fātiḥ), ou ainda, em turco, Fatih Sultan Mehmed (30 de março de 14323 de maio de 1481) foi sultão do Império Otomano em duas ocasiões, a primeira em 14441446 e a segunda em 14511481.[1][2][3] Foi o primeiro soberano otomano a reivindicar o título de césar de Roma,[4] o soberano supremo de todos os cristãos, além dos habituais títulos de rei, sultão (o soberano de um Estado muçulmano), han ou (soberano turco), etc.

Dois anos depois de subir ao trono em 1451, Maomé terminou com o Império Bizantino, ao capturar Constantinopla em 1453 (durante o conhecido Cerco de Constantinopla), e outras cidades Bizantinas da Anatólia e dos Bálcãs. A invasão de Constantinopla e campanhas bem sucedidas contra pequenas monarquias nos Balcãs, Crimeia, e territórios turcos na Anatólia conferiram-lhe respeito por parte das outras potências, passando o Estado Otomano a ser reconhecido como um império pela primeira vez. O avanço de Maomé em direção ao centro da Europa terminou com o malsucedido Cerco de Nándorfehérvár (actual Belgrado) em 1456.

O seu reinado, marcado principalmente pela captura de Constantinopla, tornou-se também célebre pela tolerância excepcional com que tratou os seus súbditos, especialmente os bizantinos por ele subjugados. Estabeleceu dentro da cidade uma comunidade religiosa autônoma, nomeando o antigo Patriarca como governador da cidade de Constantinopla.

É também reconhecido como o primeiro sultão a codificar a lei criminal e constitucional, muito antes de Solimão, o Magnífico (também denominado "o Legislador" ou "Kanuni"). Estabeleceu assim a imagem clássica do sultão otomano autocrático (padishah). Depois da queda de Constantinopla, fundou diversas universidades e colégios na cidade, alguns dos quais ainda estão em funcionamento.

Foi sepultado no cemitério anexo à Mesquita Fatih, em Istambul, erguida no local da antiga Igreja dos Santos Apóstolos.

Referências

  1. Série de autores e consultores, Dorling Kindersley, History (título original), 2007, ISBN 978-989-550-607-1, pág 206 | apenas referencia data do último mandato
  2. "Dates of Epoch-Making Events", The Nuttall Encyclopaedia. (Gutenberg version)
  3. Related to the Mahomet archaisms used for Mohammad. Veja também Medieval Christian view of Muhammad para mais informações.
  4. «Fatih, Hakan ve Roma Kayzeri | İlber Ortaylı | Milliyet.com.tr». MILLIYET HABER - TÜRKIYE'NIN HABER SITESI. Consultado em 11 de novembro de 2015 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Maomé II, o Conquistador
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Maomé II, o Conquistador

Precedido por
Murade II
Sultão Otomano
1444–1446
Sucedido por
Murade II
Precedido por
Murade II
Sultão Otomano
1451–1481
Sucedido por
Bajazeto II
Precedido por
Constantino XI Paleólogo 
Governante de Constantinopla
1453–1481
Sucedido por
Bajazeto II
Ícone de esboço Este artigo sobre Sultões é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.