Mel Fronckowiak

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Melanie Fronckowiak)
Ir para: navegação, pesquisa
Mel Fronckowiak
Mel Fronckowiak no Festival do Rio em outubro de 2016.
Nome completo Melanie Nunes Fronckowiak
Nascimento 16 de janeiro de 1988 (28 anos)
Pelotas,  Rio Grande do Sul
Nacionalidade  brasileira
Ocupação Atriz, Apresentadora, Cantora, Escritora e Modelo.
Atividade 2007 – Presente
Página oficial

Melanie "Mel" Nunes Fronckowiak[1][2] (Pelotas, 16 de janeiro de 1988) é uma atriz, escritora, apresentadora e modelo brasileira de origem polonesa.[3] Mel se tornou conhecida após vencer concursos de beleza e participar da versão brasileira da telenovela Rebelde. Em 2013, Fronckowiak se lançou como escritora. Em seu primeiro livro, Inclassificável: Memórias da Estrada, ela conta as experiências que viveu viajando por cerca de 40 cidades brasileiras com a banda Rebeldes.

Biografia[editar | editar código-fonte]

1988–2009: Antes da fama e início da carreira[editar | editar código-fonte]

Mel Fronckowiak nasceu em Pelotas, Rio Grande do Sul em 16 de janeiro de 1988. Filha da psicóloga Berenice Nunes e André Fronckowiak, Mel foi bastante ativa no colégio e desde a infância, sempre sonhou com a carreira artística. Ela participou do Grêmio estudantil e foi várias vezes representante de turma. No ensino médio, ganhou uma bolsa de estudos em um colégio em Santa Cruz do Sul, onde moravam seus tios paternos. Mel juntou suas malas e, com quinze anos, saiu de casa pela primeira vez. Ela cursou faculdade de jornalismo e teve o incentivo de toda a família para ingressar nessa carreira.[4]

Aos 19 anos tornou-se modelo após ganhar o título de Miss Mundo Rio Grande do Sul, neste mesmo concurso ganhou o título de Miss Personalidade e Miss Sul Mundo. Por esta participação representou o estado do Rio Grande do Sul no Miss Mundo Brasil 2007 ficando em 2º lugar.[5] Na época ela ainda cursava a faculdade de Jornalismo, quando foi convidada por uma agência de modelos para trabalhar profissionalmente. Mel trancou o curso e, a trabalho, seguiu para os grandes centros da moda mundial como Paris, Milão, Madri e Nova York.[6]

Em 2008, ela foi eleita "Miss Bumbum" em um concurso promovido pela marca Sloggi, pertencente à Triumph International, na França. Disputado por modelos do mundo inteiro, o concurso tinha por objetivo escolher o homem e a mulher detentores do "bumbum mais bonito do mundo".[7][8] Melanie fechou um contrato com a marca, e ganhou um prêmio no valor de 15 mil euros (R$ 43 mil) e um seguro para seu bumbum.

2010–2013: Início da carreira de atriz e cantora, Rebeldes e Inclassificável[editar | editar código-fonte]

Ver também: Rebeldes
Mel Fronckowiak durante show em 2012

Mel começou sua carreira na TV realizando campanhas publicitárias. Sua estreia como atriz aconteceu no ano de 2010, ao fazer uma pequena participação em uma cena na telenovela Viver a Vida, interpretando a personagem Duda, amiga da protagonista Luciana, interpretada por Alinne Moraes.[9] No mesmo ano, assinou contrato com a Rede Record e no ano seguinte passou a integrar o elenco da telenovela Rebelde,[10] onde interpretou a personagem bulímica, Carla Ferrer.[10] Na ficção, Carla foi uma dos seis vocalistas da banda Rebeldes – e Mel fez parte da banda também na vida real, realizando apresentações em várias cidades do Brasil. Para ser uma das integrantes da telenovela e banda, ela precisou fazer aulas de canto e interpretação.

Em maio de 2013, Mel deixa a Rede Record e em agosto do mesmo ano lança o livro Inclassificável: Memórias da Estrada. De acordo com Mel, uma grande editora se negou a publicar a obra por "ser difícil de se classificar". A negativa inspirou o amigo Pedro Cézar, cineasta, poeta e surfista, conforme apresentado na orelha do livro, a sugerir o título Inclassificável[11]. Uma editora embrionária, a Rubra, resolveu lançá-la como primeira autora do selo. Com prefácio assinado pela cantora mexicana Dulce María, o livro conta com reflexões poéticas e uma coletânea de crônicas que Mel registrou durante sua passagem por 40 cidades do Brasil (num total aproximado de 70 shows) com os integrantes da banda "Rebeldes", a qual era integrante. Dona de um séquito de milhões de seguidores no Twitter, ela também promove iniciativas literárias na rede social, como o projeto "Caçadora de Palavras", pelo qual visa estimular a produção de poesia entre os jovens. Além do livro, Mel emprestou um trecho de suas poesias para estampar a marca de camisetas "Poeme-se"[12].

2014–presente: Carreira de apresentadora, retorno para a atuação e visibilidade internacional[editar | editar código-fonte]

Desde 2014, quando assinou com a Rede Bandeirantes, Mel decidiu seguir e dedicar-se a carreira de apresentadora. Começou como uma das apresentadoras do programa "A Liga"[13], por onde trabalhou até 2015.

Na internet, apresentou a 1ª temporada da websérie "Desabafa Entre Amigas", produzida pela marca de protetor íntimo feminino Carefree, e ganhou muito destaque nas redes sociais devido aos temas abordados em cada episódio. Em fevereiro do mesmo ano, Mel foi contratada pelo +Globosat para apresentar o programa "Destino Certo"[14], que estreou em 3 de setembro de 2015[15] e foi renovado para uma nova temporada em 2016.

Em 2015, Mel foi convidada para participar, como a encantadora de cobras Daria, de dois dos oito episódios da série bilíngue El Hipnotizador (O Hipnotizador no Brasil), produzida em parceria pela HBO Latin America Group e HBO Brasil. A série foi exibida simultaneamente em todos os países da América Latina e, depois, por canais hispânicos nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, em Los Angeles, com a fotógrafa e fashion stylist Karen Raphael, Mel lançou um blog de moda chamado Sweet Ray of Style e recebeu o apoio de grandes marcas como a Chanel.

Em 2016, Mel gravou, como parte do elenco principal, 3%, a primeira série brasileira da Netflix, que terá disponibilidade para todos os países do mundo com o serviço de stream.

Filantropia[editar | editar código-fonte]

Mel começou a se envolver em causas sociais em 2011, ao apoiar, junto a várias personalidades da Rede Record, a Turminha da Fé Teen (TF Teen), da Igreja Universal, que desenvolve diversas atividades esportivas, culturais e educativas com o objetivo de combater a prática do bullying. Também foi uma das estrelas que participou da campanha Espalhe Calor, da Provopar, que tem como objetivo mobilizar pessoas na doação de agasalhos e é promovida pelas afiliadas da Rede Record no Paraná.

Já em 2012, ao lado do elenco da telenovela Rebelde, participou de uma campanha, promovida pela Força Jovem, na luta contra o crack. Ajudou e fez parte do Projeto Nova Canaã, que cuidam e dão assistência a crianças carentes.

Mel é uma das madrinhas da Turma do Bem que é o maior programa de dentistas voluntários no mundo. Através do apoio de seus padrinhos e madrinhas, dentistas voluntários e patrocinadores como a marca Oral B, esse projeto leva atendimento odontológico gratuito para crianças carentes em diversos países da América Latina. No final do ano, o sucesso do projeto é comemorado em uma noite de gala chamada de Sorriso do Bem, onde Mel é uma das apresentadoras do evento[16].

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Título Emissora Papel Notas
2010 Viver a Vida Rede Globo Duda Participação especial
2011–2012 Rebelde Rede Record Carla Ferrer Protagonista
2012 Rebeldes Para Sempre Ela mesma Documentário
2014 Miss São Paulo 2014[17] Rede Bandeirantes Jurada
2014–2015 A Liga Apresentadora e repórter
2015 El Hipnotizador HBO Latin America Group Daria Participação especial
2015–2016 Destino Certo[18] +Globosat Apresentadora
Internet
Ano Título Classificação Exibição Papel Notas
2014 Sorriso do Bem Evento TV TdB Apresentadora
2015
2015 Desabafa Entre Amigas[19] Websérie Facebook e Youtube Apresentadora
2016 3%[20] Série de stream Netflix Júlia[21] Participação especial
2016 Sorriso do Bem Evento TV TdB Apresentadora

Discografia[editar | editar código-fonte]

Literatura[editar | editar código-fonte]

  • 2013 - Inclassificável: Memórias da Estrada

Campanhas publicitárias[editar | editar código-fonte]

Fronckowiak estrelou diversas campanhas publicitárias. Na TV, ela virou garota-propaganda das Lojas Renner (2009 e 2010)[22], O Boticário (2009, 2014 e 2016)[23], Icegurt (2010), Veet (2011), Asepxia (2012), Champion (2012)[24], Day Cosméticos (2014) e Telefônica. Também vestiu coleções e representou em fotos marcas como Biotipo Jeans (2013), Enjoy (2014), Looper Jeans (2014), Mormaii (2014), Natural Basics (2015), Bagaggio (2015), entre outras.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Em 2011, Mel foi nomeada a "Gata do Ano", no Meus Prêmios Nick, importante evento teen promovido pela Nickelodeon Brasil,[25] e foi considerada, consecutivamente, por 5 anos, uma das 100 mulheres mais sexy do mundo na visão dos leitores da revista brasileira VIP. Ela ocupou, respectivamente, as posições: 17ª, 34ª, 16ª, 15ª e 12ª. Em 2012, além de ser eleita a "3ª famosa mais amada do Brasil" pela Contigo!, venceu duas categorias no Troféu Internet, tornando-se a primeira atriz da TV Record a ganhar o prêmio, e foi indicada ao Troféu Imprensa, uma das maiores premiações anuais destinada aos maiores destaques da televisão brasileira.[26] Em 2013 e 2014, Mel foi indicada ao prêmio internacional Shorty Awards nas categorias Brazil (Brasil) e Author (Autor). Na edição 2016 do Prêmio Jovem Brasileiro (PJB), Mel Fronckowiak recebeu o prêmio de Melhor Repórter e ao ser anunciada, recebeu o título de "Colecionadora de PJBs" pelo criador da premiação: nos 15 anos da premiação, Mel é a artista com o maior número de vitórias

Ano

Premio Categoria Nomeação Resultado
2011 Meus Prêmios Nick[25] Gata do Ano Rebelde Venceu
2012 Troféu Imprensa Revelação do Ano Indicado[27]
Troféu Internet Venceu[28]
Melhor Atriz Venceu[29]
Prêmio Jovem Brasileiro Venceu[30]
Melhor Cantora Rebeldes Venceu[31]
Meus Prêmios Nick[32] Gata do Ano Rebelde Indicado
2013 Shorty Awards Brazil Ela mesma Indicado[33]
2014 Author Inclassificável: Memórias da Estrada Indicado[34]
Prêmio Jovem Brasileiro Melhor Apresentadora A Liga Venceu[35]
Melhor Escritora Inclassificável: Memórias da Estrada Venceu
2015 Melhor Repórter A Liga Venceu
Troféu Internet Melhor Apresentadora Destino Certo Indicado
2016 Prêmio Jovem Brasileiro Indicado
Melhor Atriz O Hipnotizador Indicado
Personalidade do Twitter Ela mesma Indicado
Jovem do Ano Indicado
Melhor Repórter A Liga Venceu

Referências

  1. What a Champ! Melanie Nunes Fronckowiak. Now Public (13 de novembro de 2008).
  2. Mel Fronckowiak explora os dramas adolescentes como a exuberante Carla de "Rebelde". Jornal MT do Norte (23 de setembro de 2011).
  3. Revista VEJA - O que é que a pelotense tem. Veja.
  4. Mel Fronckowiak é Carla. Patricia Pereira.
  5. Miss Santa Catarina vence o Miss Brasil Mundo 2007. O Globo (23 de setembro de 2007).
  6. Mel Fronckowiak, dedicação em tudo que faz. MSN Mulher (15 de abril de 2012).
  7. Melanie Fronckowiak é a sexta integrante de "Rebelde". Daqui de Brasília (8 de outubro de 2010).
  8. Gaúcha Melanie Fronckwoiak conquista a Europa. CARAS (8 de abril de 2009).
  9. Conheça mais sobre Melanie Fronckowiak. Resumo das Novelas (2 de abril de 2011).
  10. a b Ao custo de R$ 250 mil por capítulo, "Rebelde" é a nova aposta da Record no horário das sete: Saiba mais sobre os seis protagonistas. UOL (15 de março de 2011).
  11. Mel Fronckowiak lança o livro "Inclassificável - Memórias da Estrada". SRZD (21 de agosto de 2013)
  12. Mel Fronckowiak empresta poesia para estampa de camiseta. CARAS (05 de setembro de 2013)
  13. Mel Fronckowiak fecha com a Band e estará em "A Liga". NaTelinha (24 de março de 2014)
  14. Fabrício Falcheti (19/07/2015). «Mel Fronckowiak estreia programa de viagens no canal +Globosat». Na Telinha. Consultado em 27/01/2016. 
  15. Globosat Play (03/09/2015). «Destino Certo - Castelos». Globosat Play. Consultado em 27/01/2016. 
  16. Mel Fronckowiak participou da premiação Sorriso do Bem no Teatro Alpha, em São Paulo. Purepeople
  17. Candidata de Ribeirão Preto vence o concurso Miss São Paulo Veja SP (10 de setembro de 2014).
  18. Mel Fronckowiak visita Alemanha para gravar programa Quem.
  19. Carefree estreia websérie "Desabafa Entre Amigas" Revista EXAME
  20. Primeira série original brasileira da Netflix começa a ser filmada Omelete
  21. 3%: Elenco principal da primeira série brasileira da Netflix ganha imagens e descrições oficiais AdoroCinema
  22. Renner sugere Happy Hour em Casa. Portal da Propaganda (31 de agosto de 2009).
  23. Conheça a modelo que protagoniza a homenagem de O Boticário ao Dia da Mulher. O Boticário (09 de maio de 2014).
  24. Veja Mel Fronckowiak em comercial de relógio. Atrevida (27 de agosto de 2014).
  25. a b Mel Fronckowiak é eleita a Gata do Ano no Meus Prêmios Nick. R7 (14 de outubro de 2011).
  26. Mel Fronckowiak, a Carla de ‘Rebelde’: ‘Não sinto vergonha nenhuma de ter sido Miss Bumbum’. iG - Na TV (1 de abril de 2012).
  27. Vencedores. SBT.
  28. Atores de Rebelde levam cinco prêmios no Troféu Imprensa 2012. R7 (26 de março de 2012).
  29. "Ainda sou uma aprendiz de atriz", diz Mel Fronckowiak, de "Rebelde". Na Telinha (28 de março de 2012).
  30. Chay Suede recebe prêmio em São Paulo. Portal PS (1 de outubro de 2012).
  31. Banda Rebeldes é a grande vencedora do 11º Prêmio Jovem Brasileiro. R7 (1 de outubro de 2012).
  32. «Veja os indicados ao "Meus Prêmios Nick 2012"». jovem.ig.com.br. Consultado em 12 de novembro de 2012. 
  33. «Brasileiros se destacam no Shorty Awards, o 'Oscar' do Twitter». G1. April 10, 2013. Consultado em September 17, 2016. 
  34. «ABOUT MEL FRONCKOWIAK». Shorty Awards. Consultado em September 17, 2016. 
  35. Sem Rodrigo Santoro, Mel Fronckowiak é assediada em prêmio. EGO (11 de novembro de 2014).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.