Meles anakuma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde julho de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMeles anakuma
Meles anakuma at Inokashira Park Zoo (Main Park), Tokyo, Jun 2009
Meles anakuma at Inokashira Park Zoo (Main Park), Tokyo, Jun 2009
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Subordem: Caniformia
Género: Meles
Espécie: M. anakuma
Nome binomial
Meles anakuma
Distribuição geográfica
Japanese badger range

O texugo-japonês (Meles anakuma) é uma espécia de carnívoro da família Mustelidae. É endêmica do Japão e pode ser encontrada nas regiões de: Honshu, Kyushu, Shikoku e Shodoshima. Ela compartilha o gênero Meles com os texugos asiáticos e texugos europeus.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Comparação ilustrativa do texugo-europeu (topo), texugo asiático (centro), e texugo japonês (baixo)

Texugos-japoneses são pequenos (em média 79 cm para os machos e 72 cm para as fêmeas) O comprimento da cauda é entre 14 cm e 20 cm. Adultos pesam geralmente entre 4 à 8 . O tronco deles é contundente e os membros são curtos, os pés dianteiros estão equipados com poderosas garras de escavação e as patas traseiras são menores do que as patas dianteiras. O revestimento superior tem um longo cabelo cinza amarronzado. O rosto tem listras brancas e marrons, porém não são tão distintas das do texugo europeu. A cor preta é concentrada em volta de seus olhos e o crânio é menor do que o do texugo europeu.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

Texugos-japoneses tem hábitos noturnos e hibernam durante os meses mais frios do ano. A partir dos dois anos de idade, texugos japoneses do sexo feminino acasalam e dão origem a ninhadas de dois ou três filhotes na primavera (Março-Abril). Texugos japoneses costumam ser mais solitários que os texugos europeus, eles não se agregam em clãs sociais e durante a época de acasalamento os texugos machos ficam com duas a três femeais. 

Habitats[editar | editar código-fonte]

Texugos-japoneses são encontrados em uma variedade enorme de habitats florestais no Japão.

Dieta[editar | editar código-fonte]

Texugos-japoneses tem uma dieta onívora que incluí vermes, besouros, bagas e caquis

Ameaças[editar | editar código-fonte]

Embora eles continuem a ser comuns, sua gama diminuiu ao longo dos anos, atualmente eles ocupam 29% do país, uma área que diminuiu sete por cento ao longo dos anos. Os motivos os quais estão desaparecendo são a expansão agrícola e a concorrência de guaxinins. A caça é legal, mas vem a diminuir ao longo dos anos desde a década de 1970.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Mujina, um texugo presente no folclore japonês

Referências