Mem Fernandes II de Bragança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mem Fernandes II de Bragança

Alferes-mor do Reino de Leão
Alferes-mor do Reino de Portugal
Reinado
  • 1146-1147 (Portugal)
  • 20 de novembro de 1156 - 24 de março de 1159 (Leão)
Predecessor(a) Álvaro Peres de Soverosa (Portugal)
Sucessor(a) Pedro Pais da Maia (Portugal)
Fernão Gonçalves (Leão)
Nascimento Antes de 1130
  Reino de Portugal
Morte Depois de 1161
  Reino de Leão
Dinastia Bragançãos
Pai Fernão Mendes II de Bragança
Mãe Teresa Soares da Maia
Religião Catolicismo romano

Mem Fernandes II de Bragança (por vezes designado Mendo Fernandes) (antes de 1130 - depois de 1161[1]) foi um fidalgo medieval do Reino de Portugal, tendo ocupado o cargo de Alferes-mor entre 1146 e 1147[a]. Também terá ocupado o mesmo cargo no Reino de Leão, entre 1156/7 e 1169.

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Mem era o segundo filho de Fernão Mendes II de Bragança e da sua primeira esposa, Teresa Soares da Maia, pertencendo desta forma a uma das mais notáveis linhagens do Reino de Portugal, os Bragançãos. Esta família reveste-se de especial importância, pois para além do seu domínio incontestável na atual região de Trás-os-Montes, que integrava os seus domínios fronteiriços, que podiam facilmente mudar a fação do reino que apoiava (entre Portugal e Leão), destacava-se a sua reputação de valentes guerreiros[1]. A acrescentar a estas qualidades, e a acreditar nos Livros de Linhagens, o seu bisavô, Fernão Mendes I, teria casado com uma infanta filha de Afonso VI de Leão, dando-lhe desta forma um poder equiparável ao do seu suposto cunhado Henrique de Borgonha.

A política[editar | editar código-fonte]

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Mem Fernandes encontra-se pouco ligado ao "território paterno", mas no entanto está atestado como alferes-mor de Afonso I de Portugal entre 1146 e 1147, ou seja, num período especialmente complicado na reconquista encetada por este rei, uma vez que coincide com as conquistas de Santarém e Lisboa. Este facto parece deixar entrever não só o seu grande valor militar, como também a confiança inabalável que Afonso I começara a depositar na sua família. Deverá ter permanecido na corte depois da sua saída do cargo, em 1148, até por volta de 1156/7[2], quando se parece ter envolvido num conflito de interesses subsequente à Conquista de Lisboa, causando uma certa distância entre este rico-homem e Afonso I[1]. Porém parece ter iniciado carreira simultaneamente em Leão logo nos inícios de 1150[1], porque ainda se encontra num documento de Afonso VII de Leão, de 3 de agosto de 1153[1]. Provavelmente estando entre os dois reinos até 1156/57, e só nesse período tenha abandonado Portugal.

Em Leão[editar | editar código-fonte]

Sabe-se que por volta de 1156/7 está documentado em Leão[2], onde entrou ao serviço do rei Fernando II, do qual foi igualmente Alferes-mor até 1159, sendo já provável a sua presença no célebre Motim de La Trucha[1]. Esta repentina passagem demonstrava o quão facilmente e frequentemente poderiam os senhores de Bragança ter mudado de fações, aproveitando o posicionamento estratégico de fronteira do seu território e as querelas políticas entre os reinos vizinhos de Portugal e Leão, por forma a obterem maiores poderes de ambas os lados[2].

Esta aproximação a Leão poderá ser não mais que uma estratégia familiar de dualidade política, uma vez que ao mesmo tempo que tomava a alferesia em Leão, o seu irmão mais velho, Pedro Fernandes de Bragança, ascendia na corte portuguesa para se tornar Mordomo-mor em 1169, cargo que manteria até 1175[1].

Morte e posteridade[editar | editar código-fonte]

Mem surge pela última vez na documentação em 1161, pouco depois de ter deixado o cargo de alferes em Leão. É possível que tenha caído doente e ter falecido da doença, ou que possa ter sido ferido mortalmente em batalha. Não casou nem deixou quaisquer descendentes.

Notas[editar | editar código-fonte]

[a] ^ Segundo Sottomayor-Pizarro, foi Mem Fernandes II o alferes do rei D. Afonso.[3][4] Porém, Mattoso opina que foi o avô homónimo deste, Mem Fernandes I, quem desempenhou o cargo.[5]

Referências

  1. a b c d e f g Calderón Medina & Ferreira 2014, pp. 8-9.
  2. a b c Sottomayor-Pizarro 2007, p. 853-854, n. 14.
  3. Sotto Mayor Pizarro 2007, p. 853-854, n. 14.
  4. Sotto Mayor Pizarro 1997, p. 241, n. C.
  5. Mattoso 1982, p. 66.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Mem Fernandes II de Bragança
Bragançãos
Ofícios políticos
Precedido por
Álvaro Peres de Soverosa

Alferes-mor do Reino de Portugal
1146-1147

Sucedido por
Pedro Pais da Maia
Precedido por
?

Alferes-mor do Reino de Leão
20 de novembro de 1156 - 24 de março de 1159

Sucedido por
Fernão Gonçalves