Memorial Roberto Silveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Memorial Roberto Silveira
Centro de Memória Roberto Silveira
Memorial Roberto Silveira
Memorial Roberto Silveira
Ao fundo à direita, a Fundação Oscar Niemeyer
Tipo Público, governamental
Estilo dominante Moderno
Inauguração 2003
Geografia
País Brasil
Localidade Caminho Niemeyer
Centro, Niterói

Memorial Roberto Silveira, também chamado Centro de Memória Roberto Silveira é uma das construções do Caminho Niemeyer, complexo cultural municipal de Niterói, Rio de Janeiro. Inaugurada em 2003, foi a segunda obra pronta do Caminho Niemeyer.[1]

Fica localizado no trecho do Caminho Niemeyer do Centro da cidade, no Aterro da Praia Grande, próximo ao Terminal Rodoviário João Goulart, do Teatro Popular de Niterói e da Fundação Oscar Niemeyer.O prédio abriga importante acervo histórico e iconográfico de Niterói, começando com mais de 200 mil títulos digitalizados contendo dados da cidade de Niterói, do Estado do Rio de Janeiro e da vida do ex-governador Roberto Silveira.

Contém ainda terminais de computadores para consultas eletrônicas, espaço para exposições, central de informação e impressão de dados pesquisados, auditório e painel do artista plástico Cláudio Valério Teixeira retratando a história de governador Roberto Silveira.

Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense[editar | editar código-fonte]

Nas dependências do Memorial Roberto Silveira abriga-se o Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense, inaugurado em 15 de maio de 2013,[2] aos cuidados da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói.

Memorial Roberto Silveira ou Centro de Memória Roberto Silveira - entrada

O Centro abriga a primeira biblioteca virtual da cidade, dedicada exclusivamente a autores fluminenses. Constituí-se como espaço para preservar, para organizar e para restituir essa memória. A memória fluminense passa a ter um lugar para ser resgatada e valorizada como parte da cultura do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Este espaço servirá para as universidades, para estudantes, para toda a cidade. O Centro de Memória também será referência para eventos literários, como lançamentos de livros, oficinas, cursos e colóquios.

O Centro de Memória reúne o rico acervo da literatura fluminense, formada por vários escritores que agora têm oportunidade de divulgar e resgatar tudo o que foi produzido no Estado do Rio do Janeiro. O espaço dispõe de 15 computadores para consulta, com 680 títulos de domínio público e também disponibilizados por editoras de Niterói que publicam textos da literatura fluminense.

No local foi inaugurado o Auditório Luis Antônio Pimentel, uma homenagem ao jornalista e escritor niteroiense, no qual serão realizados encontros, palestras e seminários ligados à literatura e à poesia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Prefeitura de Niterói inaugura amanhã Memorial Roberto Silveira». Agência Brasil. 21 de dezembro de 2003. Consultado em 14 dez 2012 
  2. Prefeitura inaugura Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense Prefeitura Municipal de Niterói. (Maio, 2013).