Menina e Moça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Menina e Moça
Menina e Moça
Hystoria de menina e moça, 1554.
Autor(es) Bernardim Ribeiro
Idioma Português
País  Portugal
Gênero Novela
Linha temporal Século XVI

Menina e Moça(eBook) é a primeira novela pastoril da Península Ibérica, escrita em português por Bernardim Ribeiro. O nome advém da frase de abertura da novela, com que ficou conhecida:

Menina e moça, me levaram de casa de meu pae para longes terras. Qual fosse então a causa d'aquela minha levada,—era eu pequena,—não na soube. Agora, não lhe ponho outra, senão que já então, parece, havia de ser o que depois foi. Vivi ali tanto tempo, quanto foi necessario para não poder viver em outra parte. Muito contente fui eu n'aquela terra; mas, coitada de mim, em breve espaço se mudou tudo aquilo que em longo tempo se buscou, e para longo tempo se buscava! Grande desventura foi a que me fez ser triste, ou a que, porventura, me fez ser leda! Mas depois que vi tantas cousas trocadas por outras, e o prazer feito mágoa maior, a tanta tristeza cheguei que mais me pesava do bem que tive, que do mal que tinha.
Início de Menina e Moça

Bernardim Ribeiro era leitor de autores clássicos como Virgílio, Ovídio, Petrarca, não era um erudito. Utilizou uma linguagem repleta de arcadismo.[1]

Em 1554, na oficina do judeu emigrado de Portugal Abraão Usque, em Ferrara se editou as obras de Ribeiro. Menina e Moça foi editada com o título de História de Menina e Moça. Uma segunda edição, de 1557-58, em Évora, com o título de Saudades uma terceira realizada em Colônia a partir da primeira edição.

Referências

  1. Menina e Moça, romance de Bernardim Ribeiro, editado por três vezes no séc. XVI: 1554 (Ferrara, com o título História de Menina e Moça), 1557-58 (Évora, com o título Saudades) e 1559 (Colónia, a partir da 1.ª edição), incluindo a 2.ª edição um prolongamento, que se costuma aceitar como sendo do autor, até ao cap. XXIV.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Antonio Gallego Morell: Bernardim Ribeiro y su novela „Menina e Moça“. (= Biblioteca hispano-lusitana; 4). Bermejo, Madrid 1960

Ligações externas[editar | editar código-fonte]