Mercédès Jellinek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mercédès Jellinek
Mercédès Jellinek
Adrienne Manuela Ramona Jellinek, conhecida como Mercédès, aos 13 anos de idade
Nascimento 16 de setembro de 1889
Viena
Morte 23 de fevereiro de 1929 (39 anos)
Viena
Sepultamento Cemitério Central de Viena
Cidadania Áustria
Progenitores
Ocupação cantora
Instrumento voz
Causa da morte câncer ósseo

Mercédès Adrienne Manuela Ramona von Weigl, conhecida como Mercédès, nascida Jellinek, divorciada Schlosser (Viena, 16 de setembro de 188923 de fevereiro de 1929) foi filha do diplomata e empresário austríaco Emil Jellinek e de sua esposa Rachel Goggmann Cenrobert. A ela se deve o nome da marca de automóveis Mercedes, que, em 1926, quando a Daimler-Motoren-Gesellschaft fundiu-se com a Benz & Cie, dando origem à Daimler-Benz, foi alterada para Mercedes-Benz.

Seu nome de batismo, inspirado na princesa homónima de Astúrias, Espanha, María de las Mercedes de Borbón y Habsburgo-Lorena, significa em espanhol "graças".

Em 1909 casou-se em Niza com o barão vienês Karl Schlosser, com quem teve em 1912 Elfriede e, em 1916, Hans-Peter. Divorciada em 1926, casou-se em segundas núpcias com o escultor Rudolf von Weigl.

Sepultura de Mercédès Jellinek no Cemitério Central de Viena

Faleceu em 1929 devido a um câncer ósseo.

Undine, personagem principal da fonte Undine em Baden perto de Viena

Emil Jellinek também quis se decorar com o nome de sua filha e pediu a mudança de seu sobrenome em Jellinek-Mercédès. Em junho de 1903, seu pedido foi concedido. Emil Jellinek-Mercédès comentou a decisão de que "provavelmente a primeira vez que um pai carregou o nome de sua filha".[1]

Literatura[editar | editar código-fonte]

  • Guy Jellinek-Mercédès: Mon père, Monsieur Mercédès. Editions France-Empire, Paris 1961.
  • Guy Jellinek-Mercédès: Mein Vater, der Herr Mercedes. P. Neff, Wien 1962. (Aus dem Französischen vom Verfasser übersetzt.)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]