Mercado Santana (Leiria)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção usa apenas uma fonte como referência.

Por favor, ajude a melhorar o conteúdo adicionando-lhe referências e notas de rodapé que mencionem fontes fiáveis e verificáveis apropriadas.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Entrada principal

O Mercado Santana, ou Mercado de Sant'Ana, é um edifício localizado no centro da cidade de Leiria (N39.743181 W8.807688), Portugal. Foi criado para albergar o Mercado Municipal. desde 2002 é utilizado como centro cultural.[1]

História / Características[editar | editar código-fonte]

O edifício foi projectado por Ernesto Korrodi e construído em 1929. O edifício iria servir de mercado municipal, até aí instalado na Praça Rodrigues Lobo.

Foi nesse local (juntamente com a Fonte Luminosa e o edifício do ex-Banco Nacional Ultramarino, também este da autoria de Ernesto Korrodi) que existiu a Igreja e Convento de Santana, que acabaram por ser demolidos em 1916. Destes apenas restam portais que foram trasladados e incorporados na Casa do Guarda do castelo de Leiria.

O espaço depois de sofrer obras de recuperação hoje é centro cultural, com um palco instalado no extremo sul do edifício. Na ala oeste do edifício também se encontra instalado o Teatro Miguel Franco, com lotação para mais de 200 lugares. O mercado Santana encontra-se actualmente em fase de classificação de Património Cultural.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mercado Santana (Leiria)
  1. «Mercado de Sant'Ana». Câmara Municipal de Leiria