Mergus australis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMergus australis

Estado de conservação
Extinta
Extinta
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Género: Mergus
Espécie: M. australis
Nome binomial
Mergus australis
Hombron & Jacquinot, 1841

O merganso-de-auckland (Mergus australis) é uma espécie extinta de ave da família Anatidae.

Esta ave era semelhante em tamanho ao merganso-de-poupa. O macho adulto tinha a cabeça, crista e pescoço de cor marrom-avermelhada escuro, com o corpo e cauda preto-azulado e asas cinza-ardósia. A fêmea era ligeiramente menor com uma crista mais curta.

A espécie foi coletada pela primeira vez durante uma expedição francesa liderada pelo explorador Jules Dumont d'Urville nos navios L'Astrolabe e La Zelee que visitou as Ilhas Auckland, em 1840. Seu declínio foi causado por uma combinação de caça e predação por mamíferos introduzidos. O pássaro não era incapaz voar, mas era difícil levantar voo e ele preferia se esconder entre as rochas quando perseguido. O último avistamento foi o de um casal abatido em 9 de janeiro de 1902. Ele não foi encontrado em uma busca feita em 1909, e uma outra exploração minuciosa em 1972 e 1973 de possíveis habitats concluiu que a espécie há muito já estava extinta.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Williams, G. R. & Weller, M. W.. (1974): Unsuccessful search for the Auckland Islands Merganser (Mergus australis). Notornis 21(3): 246-249. PDF texto completo Arquivado em 30 de outubro de 2007, no Wayback Machine.
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.