Mesorregião Central Mineira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mesorregião Central Mineira
Divisão regional do Brasil
Localização da Mesorregião Central Mineira
Características geográficas
Unidade federativa  Minas Gerais
Regiões limítrofes Jequitinhonha, Metropolitana de Belo Horizonte, Noroeste, Norte, Oeste de Minas e Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Área 31 751,901 km²
População 466,521 hab. 2010
Densidade 12,8 hab./km²
Indicadores
PIB R$ 5,068,325,036 IBGE/2008
PIB per capita R$ 10 864,08 IBGE/2008
IDH 0,754 PNUD/2000

A mesorregião Central Mineira é uma das doze mesorregiões do estado brasileiro de Minas Gerais. É formada pela união de trinta municípios agrupados em três microrregiões.

Localização[editar | editar código-fonte]

Localiza-se entre as rodovias BR-262 e BR-040, dentro do complexo urbano formado pelas 30 cidades e com seu principal eixo urbano situando em Curvelo e Bom Despacho. Apesar de altamente urbanizada e industrializada, a região também tem reservas naturais importantes, como a Serra da Saudade, um dos pontos mais altos do Brasil. Predomina-se o Cerrado, que também inclui pequenas cidades e fazendas de interesse histórico e arquitetônico.

Microrregiões[editar | editar código-fonte]

São 3 microrregiões:

Microrregião de Bom Despacho[editar | editar código-fonte]

A Microrregião de Bom Despacho é formada pelo agrupamento de 12 municípios, sendo a principal microrregião da Mesorregião Central Mineira. É a microrregião de maior população, possuindo 169.969 habitantes; e também de maior área total, possuindo 7.493,543 km². Possui a cidade de Bom Despacho, sede da microrregião e a cidade de maior população regional (e segunda maior cidade da mesorregião). Também destacam-se Lagoa da Prata e Luz. Leandro Ferreira destaca-se pelo aspecto religioso.

Municípios[editar | editar código-fonte]

Microrregião de Curvelo[editar | editar código-fonte]

A Microrregião de Curvelo tem sua população estimada, em 2010 pelo IBGE, em 150.661 habitantes e está dividida em 11 municípios. Destaca-se a cidade de Curvelo, maior cidade da microrregião e também da Mesorregião Central Mineira.

Municípios[editar | editar código-fonte]

Microrregião de Três Marias[editar | editar código-fonte]

A Microrregião de Tês Marias é a menor das microrregiões. Possui, segundo estimativa do IBGE, 95.900 habitantes e está dividida em sete municípios. Também é a região considerada pontal da Represa de Três Marias, banhada pelo Rio São Francisco, possuindo a sede do Circuito Turístico do Lago de Três Marias. Destaca-se o município de Três Marias.

Municípios[editar | editar código-fonte]

Demografia[editar | editar código-fonte]

A Microrregião possui uma população de 466.521 habitantes.

Referências