Mesorregião da Borborema

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mesorregião da Borborema
Divisão regional do Brasil
Localização da Mesorregião da Borborema
Características geográficas
Unidade federativa  Paraíba
Regiões limítrofes Agreste Paraibano; Sertão Paraibano; Agreste Pernambucano (PE); Sertão Pernambucano (PE); Agreste Potiguar (RN); Central Potiguar (RN)
Área 15 572,891 km²
População 310 745 hab. est. IBGE/2014
Densidade 19,9 hab./km²
Indicadores
PIB R$ 1,505,593 IBGE/2010
PIB per capita R$ 5 047,88 IBGE/2010
IDH 0,613 PNUD/2000

A mesorregião da Borborema é uma das quatro mesorregiões do estado brasileiro da Paraíba. É formada pela união de 44 municípios agrupados em quatro microrregiões.

A mesorregião, juntamente com a Mesorregião do Agreste Paraibano, formam agora a Região Geográfica Intermediária de Campina Grande, pois com a nova divisão regional do Brasil, lançada pelo IBGE em junho de 2017, as mesorregiões foram substituídas pelas regiões geográficas intermediárias.[1]

História[editar | editar código-fonte]

  • Borborema deriva de por-poy-eyma da língua Tupi, da nação dos potiguaras e tabajaras, que significa terra seca, sem moradores, terra sem gente, desocupada, terra de difícil plantio, onde predomina na Paraíba - Brasil, a caprinocultura e mineração, além do cultivo do algodão, estas terras eram dominadas no início pelos portugueses e holandeses nas expedições exploradoras, porem os indígenas se afeiçoaram melhor aos portugueses pelo trabalho da igreja católica.

Principais centros urbanos[editar | editar código-fonte]

Microrregiões[editar | editar código-fonte]

  1. Alexandre Castro (2 de outubro de 2017). «Novas Divisões Regionais do Brasil: Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias». RU. Consultado em 24 de março de 2018