Mesquita Kılıç Ali Paşa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mesquita Kılıç Ali Pasha
Estilo dominante otomano
Arquiteto Mimar Sinan
Início da construção 1578
Fim da construção 1580
Religião Muçulmana
Geografia
País  Turquia
Região Istambul, Turquia
Local Istambul
Coordenadas 41° 01' 35" N 28° 58' 51" E
Notas: Minarete (1)

O Complexo Kılıç Ali Pasha ou Kılıç Ali Paşa (Turco: Kılıç Ali Paşa Külliyesi) é um conjunto de edifícios projetados e construídos entre 1580 e 1587 por Mimar Sinan, que na época estava em seus 90 anos de idade em Arquitetura otomana. A mesquita em si foi construído entre 1578 a 1580.

Ele está localizado no bairro de Tophane, distrito de Beyoğlu, na cidade de Istambul, na Turquia. É nomeado após Kılıç Ali Pacha.

É constituída por uma mesquita, uma madraçal, um banho turco, um Turbe, e uma fonte. Originalmente, foi construido no litoral, na frente do mar, mas devido uma serie de aterros está agora cercado por outros edifícios. O complexo foi construído por ordem do Kapudan Pasha (Grande Almirante) Kılıç Ali. A mesquita do complexo é similar a uma versão menor de Hagia Sophia.[1][2][3]

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

Kılıç Ali Pacha cronograma
Mesquita Kılıç Ali Pacha e a fonte Tophane

Há dois cronogramas que datam a mesquita, ambos produzindo o ano 988 do Hégira (Calendário Islâmico), (1580 no calendário juliano). Uma das duas inscrições, na entrada exterior do complexo, possui um poema 4 versículo em jali Thuluth caligráfia escrita em turco otomano do poeta Ulvi e escrito pelo calígrafo Demircikulu Yusuf.

Todas as três portas do pátio são ornamentadas. O pátio também tem uma fonte em mármore de ablução em frente da sala de oração, com oito colunas e uma cúpula. A varanda exterior na fachada oeste tem um telhado apoiado em 12 colunas, todas com losango em forma de capitais. No centro da varanda existe um portal em mármore.[3]

No pátio exterior do cemitério está um Turbe octagonal com uma cúpula feita também por Mimar Sinan. As portas de madeira são embutidos com madrepérola, o túmulo de Kılıç Ali está dentro do Turbe.

À direita da mesquita é o banho turco, cuja construção foi concluída em 1583.[2]

Referências

  1. Elen Güleren (junho 2006). The Heritage of a Sailor. Beyoğlu [S.l.: s.n.] pp. 59 – 64. 
  2. a b Bayrak, M. Orhan (1994). Türkiye Tarihi Yerler Kılavuzu (Istanbul: İnkılâp Kitabevi). pp. 326 – 327. ISBN 975-10-0705-4. 
  3. a b Hilary Sumner-Boyd; Freely, John (1994). Strolling Through Istanbul: A Guide to the City (İstanbul: = SEV Matbaacılık). pp. 450–451. ISBN 975-8176-44-7.  Parâmetro desconhecido |ed.= ignorado (Ajuda)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mesquita Kılıç Ali Paşa

Notas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mesquitas ou outros locais de adoração Islâmica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.