Mestre Mental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde setembro de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mestre Mental
Outro(s) nome(s) Jason Wyngarde
Espécie Humano Mutante
Ocupação Ex-artista de circo, ilusionista
Afiliações Império Secreto
Irmandade de Mutantes
Clube do Inferno
Família Martinique Jason (filha), Regan Wyngard (filha)
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Primeira aparição Uncanny X-Men #4
(Março de 1964)
Editora(s) Marvel Comics
Espécie Humano Mutante
Afiliações Império Secreto
Irmandade de Mutantes
Clube do Inferno
Ocupação Ex-artista de circo, ilusionista
Parentesco Martinique Jason (filha), Regan Wyngard (filha)
Situação presente Morto
Codinomes conhecidos Nikos
Habilidades
  • Criação de ilusões
  • Capacidade para alterar a memória
  • Telepatia
  • Controle mental
  • Manto psíquico

O Mestre Mental (Jason Wyngarde) é um personagem das histórias em quadrinhos do Universo Marvel, publicadas pela Marvel Comics. Criado por Stan Lee e Jack Kirby, ele é um mutante, membro da primeira formação apresentada da Irmandade de Mutantes sendo, como tal, um tradicional inimigo dos X-Men. Sua primeira aparição nos EUA foi em Uncanny X-Men #4 (Março de 1964).

Mestre Mental foi rankeado como 98° vilão de banda desenhada pela IGN.[1]

Biografia ficcional do personagem[editar | editar código-fonte]

Nada se sabe da vida do Mestre Mental antes de ele ter sido recrutado por Magneto para participar de sua Irmandade de Mutantes, em um dos muitos momentos em que Magneto tentava proteger sua raça dos humanos "normais". Criando a ilusão de que seus adversário enfrentavam um grande exército, ele ajudou a Irmandade a tomar o domínio de um pequeno país sul-americano. Porém, após serem derrotados pelos X-Men, a Irmandade se encontra com a entidade cósmica conhecida como Estranho, que transforma imobiliza Jason enquanto sequestra Magneto e Groxo, causando a dissolução da equipe. Somente meses depois a Irmandade se reorganizaria, já com novos membros, tais como o Blob.

Jason, porém, permaneceu pouco tempo na equipe, pois foi aceito como Lorde Cardeal do Círculo Interno do Clube do Inferno, desempenhando importante papel na Saga da Fênix Negra. Tendo seus poderes potencializados por Emma Frost, ele conseguiu potencializar suas ilusões diretamente na psiquê de Jean Grey, fato que foi um dos principais responsáveis pelo afloramento do lado negro da Fênix. Quando a Fênix consegue se livrar de sua influência, lança um ataque mental tão devastador, que leva Jason à insanidade. Assim, o Mestre Mental passa vários meses preso em um sanatório.

Quando ele consegue se recuperar, porém, jura vingança contra todos que o prejudicaram. Com seus poderes, ele cria vários problemas Vampira e Mística, Ciclope e Madelyne Pryor e até mesmo Wolverine e Mariko Yashida. Porém, nunca conseguindo causar o estrago pretendido, ele foi derrotado definitivamente mais uma vez pela Fênix, agora incorporada em Rachel Summers, então membro do Excalibur.

Vários anos depois, ele foi infectado pelo Vírus Legado, vindo a falecer. Um pouco antes de morrer , ele pede o perdão de Jean Grey por tudo que a causou, partindo em paz. Após sua morte, foi revelada a existência de suas duas filhas (que possuem poderes semelhantes aos seus): Martinique Jason e Regan Wyngarde.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Jason Wyngarde tem a habilidade psiônica de projetar complexas ilusões na mente das pessoas, de forma que elas acreditem ver, ouvir, tocar, cheirar ou provar coisas que não existem de fato, permitindo que Jason as manipule ao seu bem-prazer. Como exemplo, ele poderia se passar por uma pessoa diferente ou até mesmo parecer invisível, também possui um aparelho especial que o permite imitar as habilidades de um telepata, isso fez com que Jason enganasse muitas pessoas, até mesmo entidades cósmicas.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Desenhos Animados[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Referências