Mestre Sublime (Carbonária)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mestre Sublime é o quarto e último grau dos membros da organização secreta de carácter político-religioso Carbonária Portuguesa.

A origem do seu nome prende-se aos primordios da fundação da Carbonária enquanto associação secreita, que exerceu a sua principal actividade desde o fim do sec XVIII a meados do século XIX, os primeiros carbonários nas suas comunicações, usavam de expressões próprias dos ofícios porque eram denominados os seus membros em Itália (carbonari - carvoeiros) e, em França (fendeurs - lenhadores), esta organização também era denominada como Maçonaria Florestal, sendo que a designação de Mestre não é estranha a esta organização, .

Sendo o quarto grau sabe-se que era atribuído exclusivamente por distinção e que os seus membros eram os únicos que podiam integrar os órgãos superiores desta organização, a saber, a Venda Jovem-Portugal, o Tribunal Secreto e a Alta-Venda.

O grau anterior a este era o de Mestre na estrutura da Carbonária Portuguesa .

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • MONTALVOR, Luís de (direcção),História do Regime Republicano em Portugal, Capítulo: A obra revolucionária da propaganda: as sociedades secretas (pp. 202–56, Vol II), Lisboa, 1932
  • ROCHA MARTINS, D: Manuel II (Memórias para a História do seu Reinado), p. 143, Lisboa, Sociedade Editora José Bastos, s. d., Volume I - Capítulo IV A Carbonária
  • Entrevista a Luz de Almeida, Jornal República de 29 de Setembro de 1911
  • VENTURA, António, A Carbonária em Portugal 1897-1910, Livros Horizonte, 2008 (2.ª Ed.), ISBN 978-972-24-1587-3
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Carbonária