Metagenoma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde outubro de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

Metagenoma é o nome dado ao genoma coletivo da microbiota total encontrada em um determinado habitat.

A metagenômica é a análise genômica da comunidade de microrganismos de um determinado ambiente por técnicas independentes de cultivo. Essa abordagem consiste na extração de DNA diretamente do ambiente e construção de uma biblioteca metagenômica com este genoma misto. Essa estratégia permite o acesso a genes de bactérias incultiváveis de inúmeros ambientes.

Através de técnicas de cultivo puro, os microrganismos podem ser estudados individualmente. Entretanto essa abordagem limita a avaliação taxonômica, filogenética e a estimativa da diversidade microbiana da biosfera, porque apenas uma pequena parcela dos microrganismos, em torno de 1%, são cultiváveis em laboratório pelas técnicas padrões de cultivo. Com a metagenômica foi possível realizar análises de comunidades microbianas de ambiente por técnicas independentes de cultivo.



Referências[editar | editar código-fonte]

  • PACE N R (1997) A molecular view of microbial diversity and the biosphere. Science, 276:734-740.
  • AMANN RI, LUDWIG W, SCHLEIFER KH, (1995) Phylogenetic identification and in situ detection of individual microbial cells without cultivation. Microbiological Reviews, 59:143-169.
  • COWAN D, MEYER Q, STAFFORD W, MUYANGA S, CAMERON R, WITTER P. (2005) Metagenomic gene discovery: past, present and future. Trends in Biotechnology, 321-329.