Metodologia de pesquisa estatística

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um campo da estatística aplicada, a metodologia de pesquisa estuda a amostragem de unidades individuais de uma população e as técnicas de coleta de dados de pesquisa associados, tais como construção e métodos para melhorar o número e a precisão das respostas aos inquéritos de questionário. Os levantamentos estatísticos são realizados com o objetivo de fazer inferências estatísticas sobre a população em estudo, e isso depende fortemente das perguntas da pesquisa utilizada . As pesquisas sobre a opinião pública, pesquisas de saúde pública, pesquisas de mercado , pesquisas do governo e censos são exemplos de pesquisas quantitativas que utilizam metodologia da pesquisa contemporânea para responder a perguntas sobre a população. Embora os censos não incluem uma "amostra", eles incluem outros aspectos da metodologia de pesquisa, como questionários, os entrevistadores, e não resposta técnicas de acompanhamento. As pesquisas fornecem informações importantes para todos os tipos de informação pública e campos de pesquisa, como por exemplo, pesquisa de marketing, psicologia, profissionais da saúde e da sociologia,

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Um único estudo é feito de, pelo menos, uma amostra ( ou população total no caso de recenseamento ), um método de recolha de dados (por exemplo, um questionário) e perguntas ou artigos que se tornam dados que podem ser analisados ​​estatisticamente. Uma única pesquisa pode se concentrar em diferentes tipos de temas, tais como preferências (por exemplo, para um candidato presidencial ), opiniões (por exemplo, esse livro deve ser legal? ) , Comportamento (tabagismo e uso de álcool ), ou informação factual (por exemplo , a renda ) , dependendo da sua finalidade. A pesquisa de opinião é quase sempre baseada em uma amostra da população, o sucesso da pesquisa depende da representatividade da amostra em relação a uma população-alvo de interesse para o pesquisador. Essa população-alvo pode variar de a população em geral de um determinado país para grupos específicos de pessoas dentro daquele país, a uma lista de membros de uma organização profissional , ou a lista de alunos matriculados em um sistema escolar (ver também a amostragem (estatísticas ) e levantamento de amostragem ) .

A metodologia da pesquisa como um campo científico visa identificar princípios sobre o desenho da amostra , instrumentos de coleta de dados, ajuste estatístico de dados, processamento de dados e análise final dos dados que pode criar erros sistemáticos e aleatórios da pesquisa. Erros da pesquisa são, por vezes, analisada em conexão com o custo da pesquisa. Restrições de custo são, por vezes, enquadrado como melhoria da qualidade dentro das restrições de custo, ou, alternativamente , a redução dos custos para um nível fixo de qualidade . Metodologia de pesquisa é ao mesmo tempo um campo científico e uma profissão , o que significa que alguns profissionais da área focam sobre os erros da pesquisa empírica e outros projetam pesquisas para reduzi-los. Para os designers de pesquisa, a tarefa envolve a criação de um grande conjunto de decisões sobre milhares de características individuais de um inquérito , a fim de melhorá-lo.

Tópicos de metodologia de pesquisa estatística[editar | editar código-fonte]

Os desafios metodológicos mais importantes de um metodólogo de pesquisa incluem a tomada de decisões sobre a forma de:

  • Identificar e selecionar potenciais membros da amostra.
  • Contactar indivíduos amostrados e coletar dados de pessoas que são difíceis de alcançar (ou relutante em responder).
  • Avaliar as perguntas do teste.
  • Selecione o modo para fazer perguntas e coleta de respostas.
  • Treinar e supervisionar os entrevistadores (se eles estão envolvidos).
  • Verificar os arquivos de dados para precisão e consistência interna.
  • Ajustar estimativas do inquérito para corrigir os erros identificados.

Selecionando Amostras[editar | editar código-fonte]

Amostras da pesquisa pode ser divididas em dois tipos: amostras probabilísticas e amostras não probabilísticas. Amostragem estratificada é um método de amostragem probabilística de modo a que sub-populações dentro de uma população total são identificadas e incluídas na amostra selecionada de forma equilibrada.

Modos de coleta de informação[editar | editar código-fonte]

Existem várias formas de administrar uma pesquisa. A escolha dessa forma varia com certos fatores, incluindo

  1. custo,
  2. cobertura da população alvo,
  3. flexibilidade em fazer os questionarios,
  4. aceitação dos entrevistados em responder e
  5. precisão na resposta.

Diferentes métodos afetam a forma como os entrevistados respondem e possuem diferentes vantagens. Os métodos mais comuns são:

  • Telefone
  • Carta
  • Pesquisa online
  • Entrevistador visitando o domicílio
  • Interceptação na rua
  • Mistura dos métodos acima.

Estudos transversais e longitudinais[editar | editar código-fonte]

Há uma distinção entre as pesquisas de uma só vez (transversais), que envolvem um único questionário ou entrevista administrada a cada membro da amostra e pesquisas que recolhem repetidamente informações das mesmas pessoas ao longo do tempo. Este último é conhecido como pesquisas longitudinais. Estudos longitudinais têm vantagens analíticas consideráveis​​, mas eles também são difíceis de implementar com sucesso.

Consequentemente, os métodos especializados foram desenvolvidos para selecionar amostras longitudinais, para coletar dados repetidamente, manter o controle de membros da amostra ao longo do tempo, para manter entrevistados motivados a participar e para processar e analisar dados de pesquisa longitudinal.

Formatos de resposta[editar | editar código-fonte]

Normalmente, uma pesquisa consiste de uma série de perguntas que o entrevistado tem que responder em um formato definido. É feita uma distinção entre questões abertas e fechadas. Uma questão em aberto pede ao entrevistado para formular sua própria resposta, ao passo que uma questão fechada, o entrevistado tem que escolher uma resposta a partir de um determinado número de opções. As opções de resposta para uma pergunta fechada deve ser exaustiva e mutuamente exclusivos. Quatro tipos de escalas de resposta para perguntas fechadas destacam-se:

  • Dicotômica, onde o entrevistado tem duas opções.
  • Nominal-politômica, onde o entrevistado tem mais de duas opções não ordenadas
  • Ordinal-politômica, onde o entrevistado tem mais de duas opções solicitadas
  • (Limitada) contínuo, em que o entrevistado é apresentado com uma escala contínua

A resposta do entrevistado para uma questão em aberto pode ser codificado em uma escala de resposta depois, ou analisados ​​por meio de métodos mais qualitativos.

Efeito do entrevistador[editar | editar código-fonte]

Metodólogos da pesquisa têm dedicado muito esforço para determinar a extensão em que as respostas entrevistado são afetados por características físicas do entrevistador. As principais características do entrevistador que demonstraram a influência respostas da pesquisa são raça, gênero e em relação ao peso corporal (IMC). Estes efeitos são percebidos principalmente quando as perguntas estão relacionadas com o traço entrevistador. Embora os efeitos entrevistador têm sido investigadas principalmente para pesquisas cara-a-cara , também foi mostrado que eles existem para os modos de entrevista sem contato visual, tais como pesquisas por telefone e em pesquisas na web com vídeo . A explicação normalmente prevista efeitos entrevistador é o da conveniência social. Os participantes da pesquisa podem tentar projetar uma auto-imagem positiva, em um esforço para estar em conformidade com as normas que atribuem ao entrevistador a fazer perguntas.