Metrópole (jurisdição religiosa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Metrópole.

Uma metrópole, metropolitanato ou (arqui)diocese metropolitana é uma sé episcopal cujo bispo é o bispo metropolitano ou arcebispo de uma província eclesiástica. As metrópoles, historicamente, têm sido cidades importantes em suas províncias.

História[editar | editar código-fonte]

Durante o Império Romano[editar | editar código-fonte]

Durante a era apostólica (principalmente no século I), a Igreja cristã consistia em um número ilimitado de Igrejas locais, que nos primeiros anos consideravam a primeira Igreja de Jerusalém como seu principal centro e ponto de referência. Mas, no século IV, desenvolveu-se um sistema no qual o bispo da capital de cada província civil (a metropolitana) geralmente tinha certos direitos sobre os bispos de outras cidades da província. O Primeiro Concílio de Niceia em 325, cujo sexto cânon introduz pela primeira vez o título de "metropolitano", sancionou o agrupamento existente das sés segundo as províncias do Império Romano. Sob esse sistema, o bispo da capital de cada província romana (metropolitana) tinha certos direitos sobre os bispos de outras cidades da província.

Igreja Ortodoxa[editar | editar código-fonte]

Nas Igrejas Ortodoxas, uma metrópole (também chamada metrópole ou metropolitanato) é um tipo de diocese, juntamente com eparquias, exarcados e arquidioceses.

Nas Igrejas da Ortodoxia grega, cada diocese é uma metrópole, chefiada por um metropolitano, enquanto os bispos auxiliares são os únicos bispos não metropolitanos.

Nas Igrejas Ortodoxas não gregas, principalmente Ortodoxas eslavas, o título de metropolita é dado aos chefes de Igrejas autocéfalas ou de algumas sés episcopais importantes.[1]

Igreja Católica Romana[editar | editar código-fonte]

Na Igreja Latina, ou Igreja Ocidental, da Igreja Católica Romana, uma sé metropolitana é a principal sé episcopal de uma província eclesiástica. Seu ordinário é um arcebispo metropolitano e a própria é uma arquidiocese. Tem pelo menos uma diocese sufragânea.

São muito poucas as sés sufragâneas que têm o grau de arquidiocese, como a Arquidiocese de Avignon, que é sufragânea da Arquidiocese de Marselha.[2] Outras arquidioceses não metropolitanas estão sujeitas diretamente à Santa Sé e são meramente “agregadas” a uma província eclesiástica, sem fazer parte dela.

Nas Igrejas Católicas Orientais, um metropolitanato é uma Igreja autônoma de categoria inferior às Igrejas patriarcais e arquiepiscopais principais e é dirigido por um único metropolitano de uma sé episcopal fixa.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Metropolitan | ecclesiastical title | Britannica». www.britannica.com (em inglês). Consultado em 12 de junho de 2023 
  2. «Avignon (Archdiocese) [Catholic-Hierarchy]». www.catholic-hierarchy.org. Consultado em 12 de junho de 2023 
  3. «Codex Canonum Ecclesiarum orientalium, die XVIII Octobris anno MCMXC - Ioannes Paulus PP. II | Ioannes Paulus II». www.vatican.va. Consultado em 12 de junho de 2023