Metrô de Kiev

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Kiev metro route map uk en.svg

O metrô (português brasileiro) ou metro (português europeu) de Kiev é o sistema de metropolitano que opera na cidade de Kiev, na Ucrânia. Foi a primeira rede de metro desse país e o terceiro a ser construído na URSS (depois do Moscovo e São Petersburgo). Transporta diariamente cerca de 1,38 milhões de passageiros. Actualmente, o metro tem 50 estações.

História[editar | editar código-fonte]

O planeamento de um sistema de metropolitano em Kiev começou em 1916, quando um empresário russo-americano tentou angariar fundos para financiar uma possível rede de metro para a cidade. Contudo, vários acontecimentos, tal como a Guerra Civil Russa, ditaram um adiamento indefinido para a sua construção. Em 1936, dois anos após a passagem da capital da República Socialista Soviética da Ucrânia de Kharkiv para Kiev, foi proposta novamente a criação do metro de Kiev; em 1938 a ideia foi novamente adiada devido à preparação para a Segunda Guerra Mundial, que se tornou uma prioridade no investimento de capital.

Após a guerra a destruição era muita; foram investidas grandes quantidades de dinheiro para reconstrução e de Kiev, incluindo a construção do metro. As obras começaram em Agosto de 1949; onze anos mais tarde, em 1960 abriu o primeiro troço, com 5,2 km de comprimento entre as estações de Vokzalna e Dnipro; esse segmento está hoje em dia integrado na linha Sviatoshynsko-Brovarska. Em 1965 a rede expandiu-se para a outra margem do rio Dnieper.A construção da linha Kurenivsko-Chervonoarmiyska iniciou-se em 1970 e as três primeiras estações abriram em 1976. Em 1981 a linha Syretsko-Pecherska e foi inaugurada oito anos mais tarde com um troço de três estações. As linhas expandiram-se rapidamente e hoje em dia a rede tem cerca de 63.7 km de comprimento total com 50 estações.

Rede[editar | editar código-fonte]

Linha Cor Trajecto Inauguração Número de estações
Sviatoshynsko-Brovarska Vermelho AkademmistechkoLisova 1960 18
Kurenivsko-Chervonoarmiyska Azul Heroiv DnipraVystavkovyi Tsentr 1976 16
Syretsko-Pecherska Verde SyretsChervonyi Hutir 1989 16
Podilsko-Vyhurivska Amarelo Vokzalna IIRayduzhna em construção 7

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Metrô de Kiev