Metro de San Juan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Metropolitano de San Juan
Tren Urbano in Bayamón (Puerto Rico).jpg
Metrô em Bayamón.
Informações
Local San Juan
Tipo de transporte Metrô
Número de linhas 1
Número de estações 16
Tráfego 38.700 por dia
Funcionamento
Operadora(s) Alternativa de Transporte Integrado
Dados técnicos
Extensão do sistema 17,2 km
Bitola 1.435 mm
Velocidade máxima 100km/h
Mapa da rede

[[Ficheiro:Tren Urbano Route.jpg|250px]]

O Metro de San Juan ou Trem Urbano de San Juan é um sistema de Metrô em Porto Rico que liga os municípios de San Juan, Bayamón e Guaynabo. Atualmente o Trem Urbano tem uma linha de 17,2 km com dezesseis estações, a maioria elevadas. Cada uma tem um desenho arquitetônico diferente e muitas estão decoradas com obras de arte.

O sistema do Trem Urbano está integrado ao sistema de ônibus e barcas. Desde a inauguração, todo o sistema de transporte público da área metropolitana de San Juan foi desenvolvido para ser um transporte integrado.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro trem em Porto Rico teve início no final do século XIX, quando a ilha estava sob domínio espanhol. Construiram uma via que circundava a maioria da ilha, passando em sua maioria pela costa. O trem chegou a ser um método importante de transportar pessoas e cargas até o final da primeira metade do século XX. Durante este período, o trem foi usado para o comércio da cana de açucar.

Lá pela década de 1950, muitas pessoas podiam comprar automóveis, e começaram a construir estradas através de toda a ilha. Com a conveniência e flexibilidade dos automóveis e com o fechamento das empresas açucareiras, poucas pessoas viam a necessidade de continuar com a operaçào do trem.

Com a construção de novas rodovias e o uso extenso dos automóveis, expandiram significativamente os subúrbios de San Juan, funcionando como os municípios adjacentes de Bayamón, Guaynabo e Carolina. O movimento de milhares de automóveis do subúrbio para a cidade na parte da manhã e vice-versa na parte da tarde, causavam congestionamentos nas rodovias que nos piores dias podiam demorar várias horas

Os ônibus são um tipo de transporte coletivo, mas são atingidos pelos congestionamentos. Para os anos 60, para alguns projetistas urbanos viam a necessidade de um metrô na área metropolitana de San Juan

As primeiras propostas de construir um metrô se iniciaram em 1967, mas em 1989 que o Departamento de Transporte e Obras Públicas aceitou pela primeira vez uma proposta oficial. Em 1993, a Administração Federal de Trânsito dos Estados Unidos aprovou o financiamento do Trem Urbano. A construção, que começou no final do anos 90, sofreu muitos atrasos, devido a falta de cooperação entre o governo e as companhias contratadas para a construção. O projeto terminou custando US$ 2,25 bilhões.

O sistema foi inaugurado em 17 de dezembro de 2004. Mas a operação teve início em Junho de 2005, o uso do trem era grátis, com o propósito de promover o novo método de transporte.

Atualmente o custo da viagem é de US$1,50, mas existem opções que permite o uso do trem, ônibus e barcas por alguns meses a um preço fixo

Dizem que será estendida a linha atual até o bairro de Santurece em San Juan, ou até a zona histórica do Vilarejo San Juan. Outra extensão proposta é construir uma linha nova até Carolina, possivelmente com uma estação no Aeroporto Internacional Luis Muñoz Marín.

Estações[editar | editar código-fonte]

Mapa do Metro de San Juan.
Estação Local
Sagrado Corazón Sagrado Corazón; Monteflores
Hato Rey Milla de Oro; José Miguel Agrelot Coliseum
Roosevelt Milla de Oro
Domenech Hato Rey
Piñero Hato Rey
Universidad Río Piedras; Universidade de Porto Rico
Río Piedras Río Piedras
Cupey
Centro Médico Centro de Ciências Médicas da Universidade de Porto Rico
San Francisco
Las Lomas
Martínez Nadal
Torrimar Guaynabo
Jardines
Deportivo Estádio Juan Ramón Loubriel
Bayamón Bayamón

Mais Informações[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Metro de San Juan

Ligações externas[editar | editar código-fonte]