Metrobus (Goiânia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Metrobus é uma empresa de transporte coletivo de economia mista no estado de Goiás. Possui 14 quilômetros no Eixo Anhanguera.

História[editar | editar código-fonte]

A Metrobus Transporte Coletivo S/A, é uma sociedade de economia mista criada em 1997 substituindo a antiga Transurb-GO. Em 2011 a Metrobus recebeu a concessão de exploração do Eixo Anhanguera da cidade de Goiânia por mais 20 anos. A empresa é presidida pela empresário e engenheira civil, Daniela Machado Malaspina Lima.

Hoje a Metrobus explora o em Goiânia, ligando a cidade de Leste a Oeste. A frota Metrobus foi renovada ao final de 2011 e passou a contar com 60 ônibus articulados e 30 ônibus biarticulados. A partir de 2014, a Metrobus passou a operar também nos municípios de Trindade, Goianira e Senador Canedo, através de sua extensão.

O corredor leste-oeste[editar | editar código-fonte]

O corredor leste-oeste de Goiânia, onde trafegam os ônibus da Metrobus, fica disposto sobre a Avenida Anhanguera da capital. A via foi totalmente adaptada para promover a maior mobilidade dos ônibus. Ao contrário dos ônibus convencionais, o embarque dos passageiros se dá pelo lado esquerdo do veículo visto que todas as estações ocupam a parte central da via. Os sinais de trânsito foram especialmente programados para permitir uma maior velocidade média.

As estações são elevadas facilitando assim o embarque dos passageiros, não sendo necessário a escalada de degraus para o embarque no veículo. Os veículos contam com avisos sonoros quanto a abertura e fechamento de portas, e são dotados de um sistema de segurança que impede seu movimento caso alguma porta ainda se encontre aberta.

Em maio de 2012 registrava-se o atendimento aproximado de 210 mil passageiros por dia. Isto faz com que a linha da Metrobus tenha o maior IPK (índice de passageiros por quilômetro) dentre todas da capital goiana.

Ônibus movido a gás natural[editar | editar código-fonte]

A Metrobus disponibilizou ônibus movidos a gás natural para fazer a rota Leste-Oeste durante algum período de tempo. Este tipo de combustível não é mais utilizado em sua frota.