Metropolitana FM (Caruaru)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de 98 FM ou para outras rádios, veja 98 FM.
Metropolitana FM
Rádio Metropolitana FM Caruaru
País Brasil Flag of Brazil.svg
Frequência(s) 94,1 Mhz
Canais 231
Sede Caruaru - PE
Slogan A Rádio do meu Coração
Pertence a Forrozão Promoções
Idioma Língua Portuguesa
Prefixo ZYD 269
Nome(s) anterior(es) Rádio Metropolitana FM
Rádio AB (Asa Branca) FM
Rádio Somzoom Sat
Rede Aleluia
98 FM
Cobertura Caruaru e outras cidades do agreste, inclusive municípios alagoanos, paraibanos.
Dados técnicos Potência: 3.400 kW
Classe: A4
Página oficial http://metropolitanafmcaruaru.com.br/

Metropolitana FM é uma emissora de rádio brasileira sediada em Caruaru. A emissora opera no dial FM, na frequência 94,1 MHz, e não mantém afiliações. A programação da Metropolitana FM segue a linha eclética/popular e tem o Forró como carro-chefe também com espaços para o jornalismo e o esporte.

História[editar | editar código-fonte]

A rádio foi inaugurada no início dos anos 90, o primeiro nome da rádio era Rádio Metropolitana FM com programação em estilo jovem com programas e músicas dedicadas ao público jovem, depois se passou a se chamar AB FM ligada a TV ASA BRANCA de Caruaru filiada a Rede Globo canal 8, sua programação foi totalmente reformulada mudando a programação tornando uma rádio com programação adulta com muita MPB uma rádio classe A. Mais em pouco tempo a rádio iria mudar novamente para uma rádio que 90% de sua programação era forró foi quando ela foi vendida ao Grupo Mastruz com Leite do Ceará onde passou a ser retransmitindo a programação da Rede Somzoom Sat do Ceará com alguns programas locais.

Com o passar do tempo a rádio foi ficando no esquecimento e outras rádios foram aparecendo como a Mandacaru FM 89.9 que agora também mudou de nome para Globo FM que foi uma concorrente que tirou muitos ouvintes da 98 FM, como não estava mais dando muita audiência e nem lucro foi alugada a Igreja Universal em meados de 2008, onde ficou alugada a IURD até 2013. A volta da programação popular da Metropolitana FM ocorreu em 1º de setembro de 2013. Hoje a rádio tem o Forró como carro-chefe de sua grade, a programação da Metropolitana FM atinge todo Agreste pernambucano com maior alcance nas cidades circos vizinhas como Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Bezerros, Belo Jardim, Agrestina, Brejo da Madre de Deus, etc... e até cidades de outros estados como Campina Grande na Paraíba a rádio pode ser ouvida. Utilizava a frequência de 98.7 FM até meados de 2008, depois mudou para a frequência, sendo 98.9 FM a pedido da ANATEL.

Hoje (2016) a Rádio vive um de seus melhores momentos. Com metade da audiência da região (Segundo Pesquisas) e alteração da frequência para 94,1 MHz, a Metropolitana FM inovou. Houve aumento da potência de seu sinal, conseguindo atingir maior alcance territorial e por consequência, elevando o seu padrão de qualidade na transmissão do seu som aos milhares de ouvintes. Com uma programação eclética, moderna, jovem e atual, a Metropolitana FM vem atingindo altos índices de audiência ao ser comparada com outras rádios da região. A proposta de ser uma rádio sofisticada, que fala a língua dos jovens, já se diferencia por ter sido a primeira rádio do agreste pernambucano a possuir aplicativo próprio e site responsivo, onde foi estabelecido uma plataforma não só para ouvir músicas, mas também para se conectar e interagir com os ouvintes, entendendo suas necessidades e desejos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]