Metropolitana FM (São Luís)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Rádio Metropolitana FM foi uma emissora de rádio brasileira instalada em São Luís, capital do Estado do Maranhão. Entrou no ar em 1998 e foi extinta em 2003. A emissora não exibia programas locais. Operava na 89.1 FM.

História[editar | editar código-fonte]

A emissora entrou em maio de 1998 na 89.1 FM, para toda Grande São Luís (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), com transmissor com potência média, tocando apenas músicas românticas das décadas passadas que fizeram sucesso no Brasil, incluindo aos anos 90.

A entrada da emissora no ar coincidiu com o fim da afiliação da São Luís FM com a Antena 1, que tocava músicas românticas.

A emissora entrava no ar pontualmente 6 horas da manhã e encerrava a programação à meia-noite (24 horas), com músicas românticas, com intervalos a cada 25 minutos com 30 segundos duração, praticamente tocando as mesmas músicas na mesma hora, minuto e segundo todos os dias, mas havia exerções em alguns horários.

Enquanto todas emissoras de AM e FM locais transmitiam A Voz do Brasil entre 19-20hs, a emissora ficava praticamente líder de audiência isolada.

Em 1999, passou a operar 24 horas por dia e com melhor cobertura na Grande São Luís, embora mantivesse transmissor com potência meio-alto. A emissora veicula comerciais de um minuto a cada 30 minutos.

Em 2002, a emissora mudou de faixa 89.1 para 95.1 FM.

Em 2003, com a contratação de locutores, as músicas românticas perderam o espaço e a emissora passou a tocar músicas populares. Pouco tempo depois de cinco anos da fundação, a emissora é extinta, dando o lugar para a Líder FM.