Meuzac

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Meuzac
  Comuna francesa França  
France Meuzac from La Roche Lake.jpg
Localização
Meuzac está localizado em: França
Meuzac
Localização de Meuzac na França
Coordenadas 45° 33' 15" N 1° 26' 29" E
País  França
Região BlasonNouvelleAquitaine.svg Nova Aquitânia
Departamento Blason département fr Haute-Vienne.svg Alto Vienne
Características geográficas
Área total 43,4 km²
População total (2018) [1] 749 hab.
Densidade 17,3 hab./km²
Código Postal 87380
Código INSEE 87095

Meuzac é uma comuna francesa na região administrativa da Nova Aquitânia, no departamento de Alto Vienne. Estende-se por uma área de 43,4 km². Em 2010 a comuna tinha 749 habitantes (densidade: 17,3 hab./km²).[1]

Os habitantes são chamados "Meuzacois" e "Meuzacoises".


Geografia[editar | editar código-fonte]

A cidade está situada sobre sobre um assentamento granítico antigo (pedreiras de granito cor-de-rosa, chamado "Pedra de Meuzac"), cavado pelos vales do rio Boucheuse e pelo seu afluente, o riacho de Roubardie (bacia do rio Garonne), que alimentam respectivamente os dois principais lagos do Município: o de Forgeneuve e o de La Roche, também chamado "Lac du Syndicat d'Initiative".

Presença de afloramento de serpentina nas charnecas de Le Cluzeau e de La Flotte (nos territórios de Meuzac e Chateau-Chervix).

História[editar | editar código-fonte]

Meuzac é a única cidade em França com este nome. Existem diferentes grafias nos textos antigos (Melsac no séc.XI, e posteriormente Mensac). A etimologia latina viria do nome de um homem: Meletius.

Presença de vestígios pré-históricos, romanos e galo-romanos.

A origem da cidade é, provavelmente, devida à exploração de minas de ouro (quartzo e minério de ouro). As poucas minas de ouro ainda presente no início do século XX têm sido abandonadas por falta de viabilidade, e recentes pesquisas por amostragem (1980) demonstraram a inviabilidade da sua exploração pelos métodos atuais.

A sustentabilidade da sobrevivência económica assentou principalmente nas atividades agrícolas e florestais: pecuária, castanheiro e pequena policultura de alimentação. Há, ainda, vestígios da presença de antigos ofícios (siderurgia, olarias).

Regsito da existência de uma "Maison Hospitalière".

Locais de interesse e monumentos[editar | editar código-fonte]

Igreja românica, reconstruída no século XVII, dedicada a São Pedro ad Vincula cujo coro, do século XII, é provavelmente o mais antigo da região do Limousin, com duas torres quadradas muito originais, uma sobre a abside e outra por cima do portão a Oeste.

Ruínas de um convento da Ordem de Grandmont (cela monástica) na aldeia de Le Cluzeau.

O lago La Roche, ou Lac du Syndicat d'Initiative, é classificado de primeira categoria para actividades de lazer.

O lago Forgeneuve é uma Meca para esqui aquático em França.

Referências

  1. a b «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.