Michael Crichton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Michael Crichton
Nome completo John Michael Crichton
Nascimento 23 de outubro de 1942
Chicago, Estados Unidos
Morte 4 de novembro de 2008 (66 anos)
Los Angeles
Nacionalidade Estadunidense
Assinatura
Michael Crichton signature circa 1993.png

John Michael Crichton (Chicago, 23 de outubro de 1942Los Angeles, 4 de novembro de 2008[1]) foi um escritor, produtor de filmes e de televisão estadunidense. Seus trabalhos mais conhecidos são novelas de ficção científica, dentre os quais, sua obra mais conhecida, Parque dos Dinossauros, adaptado para o cinema por Steven Spielberg com o título Jurassic Park, e a multi-premiada série de televisão ER.

Michael Crichton também dirigiu e/ou produziu dezenas de filmes e programas de televisão. Entre outros, Crichton dirigiu o filme Coma, adaptado de uma novela de Robin Cook.

Seu gênero literário pode ser descrito como Thriller tecnológico, que é, geralmente, a união de ação e de detalhes técnicos. Muitas das suas novelas têm termos médicos ou científicos, refletindo seu treino médico e científico — Crichton era formado em medicina pela Harvard Medical School. Sua experiência como médico o teria inspirado a escrever a série televisa ER (no BrasilPlantão Médico e em PortugalServiço de Urgência).

Crichton morreu em 4 de novembro de 2008, aos 66 anos, em consequência de um câncer, do tipo linfoma diagnosticado no início de 2008.

Michael Crichton foi um prolífico escritor, dois trabalhos inéditos de sua autoria foram publicados postumamente: Pirate Latitudes em 2009, a partir do original finalizado em seu computador pessoal, e, Micro em 2011, este último a partir da compilação dos manuscritos originais de Crichton pelo premiado novelista Richard Preston, que figura como co-autor da publicação. Para maio de 2017 está previsto o lançamento simultâneo nos EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Índia, de uma novela histórica inédita de Chrichton Dragon Teeth, escrita de forma dinâmica e épica, cujo tema se baseia na intensa rivalidade existente entre paleontologistas, mas, que são obrigados a trabalhar juntos em um clima de desconfiança e traição, cujo sítio de pesquisa revela a descoberta de tesouros extraordinários, porém, associados a excepcional perigo.

Obras de ficção[editar | editar código-fonte]

Filmes e televisão[editar | editar código-fonte]

Crichton escreveu e dirigiu diversos filmes:

Livros de Crichton adaptados por outros:

Crichton também foi produtor executivo e criador da telessérie ER (conhecida no Brasil como Plantão Médico e em Portugal como Serviço de Urgências).

References[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Michael Crichton
Ícone de esboço Este artigo sobre um cineasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ícone de esboço Este(a) artigo sobre um(a) escritor(a) de ficção científica e fantasia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.