Michael J. Sandel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Michael J. Sandel
Nome completo Michael J. Sandel
Nascimento 5 de março de 1953 (64 anos)
Minneapolis, Minnesota, Estados Unidos
Alma mater Balliol College
Ocupação filósofo, escritor, professor universitário, ensaísta, conferencista e palestrante

Michael J. Sandel (Minneapolis, 5 de março de 1953) é um filósofo, escritor, professor universitário, ensaísta, conferencista e palestrante estadunidense,[1] que ficou reconhecido internacionalmente pelo seus livros Justiça - O que é fazer a coisa certa? (2010) e Liberalismo e os limites da Justiça (1982). Seu mais recente livro chama-se O que o dinheiro não compra - os limites morais do mercado (2012).

Michael Sandel é responsável pelo curso de Justiça e desde 1980 é professor de filosofia política da Universidade Harvard, fazendo palestras e aulas no mundo todo, sempre questionando os princípios contemporâneos de justiça com frases e aforismos instigantes e reflexivos.[2] Suas principais influências filosóficas são John Locke, Immanuel Kant, John Stuart Mill, John Rawls, Robert NozickCharles Taylor e Michael Walzer.

De origem judaica, foi morar em Los Angeles com 13 anos de idade, sendo presidente da classe "senior" da Palisades High School em 1971, graduado na Universidade de Brandel, obtendo bacharelado em Política (1975), concluiu o doutorado no Balleol College em Oxford, Reino Unido. No Grupo Escolar Rhodes estudou a obra do filósofo canadense Charles Taylor.

Em 2014, esteve em Porto Alegre, no circuito de palestras do Fronteiras do Pensamento.[3] Em 2016, ele esteve no Supremo Tribunal Federal, a convite do Ministro Luís Roberto Barroso para proferir palestra sobre "Ética Pública e Democracia".

Para ele, a filosofia não está nas doutrinas ou nas palavras requintadas, mas sim na sociedade, no cotidiano, no bairro Jardins ou na favela da Roçinha e, segundo ele, o fato de aproximarmos a filosofia da realidade, faz com que o interesse seja despertado em mais pessoas.

Referências

  1. «Filósofo Michael Sandel da Universidade de Harvard causa furor na China». Portal UOL. 16 de junho de 2011. Consultado em 1 de agosto de 2014 
  2. «Justice». Cmais+ — Fundação Padre Anchieta. Consultado em 1 de agosto de 2014 
  3. «Palestrante - Michael Sandel». Fronteiras do Pensamento. 26 de maio de 2014. Consultado em 1 de agosto de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.