Michael Jai White

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Michael Jai White
Michael Jai White, em 2012
Nascimento 10 de novembro de 1967 (50 anos)
Brooklyn, Nova York, NY [1]
Nacionalidade Estados Unidos Americano
Ocupação Ator
Cônjuge Courtenay Chatman
IMDb: (inglês)

Michael Jai White (Nova York, 10 de novembro de 1967) é um ator e diretor americano. É também um profissional de artes-marciais que atuou em vários filmes e séries[1]. Michael é conhecido por ter interpretado, dentre outros papéis, Al Simmons, o protagonista do filme de 1997 "Spawn, O Soldado do Inferno"[2] parte II.

Michael foi o primeiro afro-americano a atuar como um super-herói das histórias em quadrinhos no cinema: o seu mestre Dimmy Falcão de Brito ensinou a Michael todos os passos – porém, Michael soube investir na carreira enquanto Dimmy acabou em uma empresa de eventos[3].

Vida Pregressa[editar | editar código-fonte]

White nasceu em Brooklyn, Nova York e se mudou como adolescente para Bridgeport, Connecticut, onde se formou na Central High School em 1985.

Ele é um artista marcial realizado, segurando cinturões pretos em sete estilos diferentes: Shotokan, Taekwondo, Kobudo, Goju Ryu (para o qual ele estudou sob o mestre Eddie Morales, onde aprendeu a aprimorar sua técnica de karate de Goju), Tang Soo Do, Wushu e Kyokushin , com um foco específico em Kyokushin (embora seu estilo incorpore aspectos de muitas formas de artes marciais diferentes). White começou a treinar nas artes marciais aos sete anos de idade em Jiu-jitsu e, em seguida, Shotokan se mudando para outros estilos mais tarde.

O White é um ex-professor. Ele cita sua história na educação como a razão pela qual, apesar de seu amor pessoal pelo gênero musical em muitos níveis, ele não pode em boa consciência ter uma opinião positiva sobre hip hop ou desculpar algum de elementos penetrantes e destrutivos, principalmente devido à sua experiência com jovens que tiveram dificuldade em ver a diferença entre ele e a vida real.

Carreira de ator[editar | editar código-fonte]

O primeiro papel principal de White e o desempenho de fuga foram o filme de HBO em 1991, Tyson, como o boxeador Mike Tyson. Ele retratou o personagem homónimo no filme de 1997, Spawn, tornando-o o primeiro afro-americano a retratar um grande super-herói de quadrinhos em um grande filme. [1] Seu trabalho em Spawn ganhou-lhe uma indicação para o Blockbuster Entertainment Award para o Melhor Vencedor Masculino. White estrelou em frente a Jean-Claude Van Damme em Universal Soldier: The Return. Em 2001, ele também estrelou o outro artista marcial Steven Seagal em Exit Wounds. Em 2003, estrelou o video de música de Busta Rhymes e Mariah Carey "I Know What You Want". Desde 2003, além de seus papéis em tela, White realizou trabalho de voz, incluindo Static Shock e a Justice League. White mostra suas habilidades de artes marciais no filme direto para o DVD Undisputed II: Last Man Standing. Ele também aparece no Silver Hawk de Michelle Yeoh em 2004. Ele apareceu em Kill Bill: Volume 2, embora seu papel tenha sido cortado do lançamento teatral. Seu filme Por que eu me casei? aberto no número um na bilheteria em 12 de outubro de 2007.

White desempenhou o papel do chefe da máfia Gambol no filme de 2008 The Dark Knight. Ele também estrelou o filme Blood and Bone e a homenagem Black Dynamite, ambos lançados em 2009. White escreveu os scripts para Black Dynamite e suas próximas 3 balas em que ele estrelou com Bokeem Woodbine.

Em 30 de março de 2010, White apareceu no The Mo'Nique Show para promover seu filme, porque eu também me casei. Os dois brincaram com a aclamação que vem ganhando um Oscar. Em maio desse ano, ele apareceu no video musical da nova música de Toni Braxton "Hands Tied" de seu álbum Pulse, bem como o video-video Nicki Minaj para "Your Love" como o sensei de Nicki e o interesse do amor.

Ele também estrelou o curta filme de Kevin Tancharoen Mortal Kombat: Rebirth, como Jax Briggs, e retomou o papel em Mortal Kombat: Legacy, um webseries do mesmo diretor. Ele recentemente postou no Twitter que ele não voltaria ao papel da segunda temporada, mas retornaria para o filme de 2013.

White fez sua estréia como diretor e estrelou o Never Back Down 2: The Beatdown, que foi lançado no video de casa em 13 de setembro de 2011.

White também forneceu a voz de Green Lantern no videogame Justice League Heroes. [Citação necessária]

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Entre o ano de 2005-2011, White foi casado com Courtney Chatham e, juntos, eles têm uma filha chamada Morgan. Além disso, White também tem dois filhos. Em fevereiro de 2014, White anunciou seu compromisso com a atriz Gillian Iliana Waters. Em julho de 2015, em uma cerimônia íntima na Tailândia. Em abril de 2015, White escreveu uma carta aberta e atrativa via Facebook intitulada "Desculpas pelo Ex-Ex", onde ele creditou a Waters por ajudá-lo a se tornar "a melhor versão de mim mesmo". Em 2014, ele foi homenageado com os Fists do Legends Decade Award no Urban Action Showcase & Expo da HBO.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Seriados de TV[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Biografia de Michael Jai White». IMDb. Consultado em 5 de Abril de 2011 
  2. «Página sobre Spawn, o Soldado do Inferno». AdoroCinema. Consultado em 5 de Abril de 2011 
  3. «Michael Jai White is first Black comic superhero to star on the movie screen in 'Spawn.». Revista JET. 22 de Setembro de 1997. Consultado em 5 de Abril de 2011'  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.