Michael Massimino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Michael Massimino
Michael Massimino
Nascimento 19 de agosto de 1962 (61 anos)
Oceanside, Nova Iorque,
Estados Unidos
Carreira espacial
Astronauta da NASA
Seleção Grupo 16 da NASA 1996
Missões STS-109, STS-125

Michael James Massimino (Oceanside, 19 de agosto de 1962) é um astronauta norte-americano.

Formado em engenharia industrial pela Universidade de Columbia e com doutorado em engenharia mecânica no Instituto de Tecnologia de Massachussets e com pesquisas realizadas na área de robótica da NASA após seu doutorado no MIT, Massimino foi selecionado para o curso de astronautas em maio de 1996, completando o curso de dois anos no Centro Espacial Lyndon B. Johnson, e sendo qualificado como especialista de missão em 1998.

Depois de servir em terra por quatro anos, foi ao espaço em março de 2002 como integrante da tripulação da STS-109, que levou uma nova estação de força e novos painéis solares ao telescópio espacial Hubble.

Em 11 de maio de 2009 Massimino voltou ao espaço em seu segundo voo espacial, para nova missão ao Hubble. A STS-125 Atlantis, da qual fez parte da tripulação, foi lançada para ser a última missão de um ônibus espacial ao telescópio orbital, onde realizou modernizações e manutenção.

No famoso seriado americano The Big Bang Theory, ele interpretou ele mesmo quando Howard Wolowitz foi até a Estação Espacial Internacional em um foguete Soyuz.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]