Michael Shanks

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Michael Shanks
Shanks na Convenção Oficial Stargate da Criação, 2007.
Nome completo Michael Garrett Shanks
Outros nomes Michael G. Shanks, Maykl Shenks
Nascimento 15 de dezembro de 1970
Vancouver,  Canadá
Ocupação ator
Cônjuge Lexa Doig

Michael Garrett Shanks (Vancouver, 15 de dezembro de 1970) é um ator, escritor e diretor canadense. Ele é conhecido por interpretar o Dr. Daniel Jackson na longa série de televisão de ficção científica canadense-americana Stargate SG-1 e como Dr. Charles Harris no drama médico canadense Saving Hope.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Início de Vida[editar | editar código-fonte]

Shanks nasceu em Vancouver e cresceu em Kamloops, na Colúmbia Britânica. Ele freqüentou a Universidade da Colúmbia Britânica e esteve no BFA Acting Program de 1990 a 1994 e depois apareceu em várias produções teatrais, fazendo um estágio de dois anos com o prestigiado Festival Stratford em Ontário. Ele fez aparições em séries de TV como Highlander e University Hospital, apareceu no filme A Family Divided e teve um pequeno papel em The Call of the Wild, antes de ganhar o papel de Daniel Jackson no Stargate SG-1.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Franquia Stargate[editar | editar código-fonte]

Shanks interpretou o arqueólogo Dr. Daniel Jackson durante as primeiras cinco temporadas do Stargate SG-1 antes de deixar o show no final da quinta temporada do Stargate SG-1, citando diferenças criativas em relação ao sub-uso de seu personagem e a direção do show como um todo [1].Ele fez várias aparições durante a sexta temporada interpretando seu próprio personagem, além de expressar o personagem de Asgard, Thor. Shanks voltou para a sétima temporada e subseqüentes, ganhando o prêmio Leo de Melhor Desempenho por um homem em uma série dramática em 2004 para o episódio da sétima temporada "Lifeboat" .Durante a décima e última temporada da série, ele se inscreveu em 16 dos 20 episódios, tirando folga em março de 2006 para o nascimento de seu terceiro filho (segundo com a esposa e ocasional colega Lexa Doig).

Ele apareceu em ambos os filmes Direto para DVD de Stargate lançados em 2008, Stargate: A Arca da Verdade e Stargate: Continuum, e ganhou o Prêmio Leo de 2009 por Desempenho de Líder por um Homem em um Drama Comprimento Longo para Continuum.

Em 2004, Shanks fez uma aparição cruzada (como Daniel Jackson) no piloto do Stargate Atlantis, " Rising". Ele também apareceu nos episódios X e XI do Atlantis ' quinta e última temporada, e fez uma aparição no episódio piloto da terceira série Stargate, Stargate Universe. Ele também apareceu nos episódios "Human" e "Subversion" [2].

Outras aparições[editar | editar código-fonte]

Em 2001, Shanks convidado estrelou o episódio "Star-Crossed" na série Sci-Fi Andromeda, durante o qual ele conheceu sua futura esposa, Lexa Doig. Coincidentemente, eles jogaram dois andróides que se apaixonaram um pelo outro. Em 2002, Shanks estrelou a co-produção alemã/britânica e sul-africana Sumuru, um filme B de ficção científica, como o astronauta Adam Wade. Ele também fez o teste para o papel de Shinzon em Star Trek Nemesis.

Em 2007, Shanks se juntou à série Fox Network 24, estrelando como lobista Mark Bishop em um arco de três episódios para a 6ª temporada. Em 2008-2009, Shanks teve um papel recorrente na segunda temporada da série de espionagem do USA Network, Burn Notice, interpretando Victor Stecker-Epps, um colega espião queimado e contraponto maníaco à personagem principal de Jeffrey Donovan. Em 2008, Shanks teve um papel de protagonista em um episódio da série Eureka do SciFi Channel, como um alquimista um pouco responsável pela quase destruição da cidade devido à mistura de substâncias químicas de um estudante em seu laboratório e criando a "maldição do alquimista". Ele apareceu no episódio "All That Glitters ... ", com uma menção de seu personagem no episódio" A Night At Global Dynamics ".

Shanks foi protagonista no filme de aventura do SciFi Channel, O Tesouro Perdido do Grand Canyon, com Jacob Thain em frente a Beverly Hills, 90210, e Charmed, junto com Shannen Doherty. O filme estreou na rede a cabo em 20 de dezembro de 2008. Em 2010, Shanks apareceu em um episódio de Sanctuary, estrelado por sua colega ator de Stargate, Amanda Tapping. No mesmo ano, ele estrelou o filme Arctic Blast, um filme de desastre, como o físico Jack Tate.

Os últimos papéis de Shanks na televisão foram como o arqueólogo Carter Hall, o super-herói da DC Comics, Hawkman, no episódio de Smallville "Absolute Justice". Mais tarde, ele reprisou o papel no episódio final da nona temporada e, em seguida, em spots convidados durante os episódios da décima temporada "Shield" e "Icarus", bem como aparecendo em Supernatural 5 "99 Problems". Shanks estrela o thriller canadense Faces in the Crowd [3].

Shanks também estrelou a comédia da Fox,The Good Guys como o líder pomposo da Strike Force. Em 2011, Shanks foi o ator convidado no terceiro episódio do show Showcase Endgame, onde ele interpreta um amnésico.

Em 2012, Shanks voltou ao primetime como Dr. Charles "Charlie" Harris em Saving Hope, reunindo-se com Stargate SG-1 e Smallville co-estrela Erica Durance.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

A filha mais velha de Shanks, Tatiana Shanks [4], (n. 1998) é de seu relacionamento com a modelo e atriz Vaitiare Bandera, que interpretou Sha're, a esposa de seu personagem em Stargate SG-1.

Em 2 de agosto de 2003, Shanks se casou com a atriz Lexa Doig, que ele conheceu em 2001, enquanto estrelando a série Andromeda, na qual ela estrelou. (Eles também trabalhariam juntos no Stargate SG-1, quando Doig foi escalada como Dra. Carolyn Lam, uma personagem recorrente nas temporadas nove e dez.) Eles têm uma filha (b. 2004) e um filho (b. 2006) juntos.

Shanks gosta de jogar hóquei no gelo, e uma vez considerado jogar profissionalmente. Ele estava no time de hóquei Stargate SG-1, competindo contra as equipes de outras produções de Vancouver, como Smallville, e também mostrou sua aptidão para o esporte no filme de 2006, Under the Mistletoe, no qual ele fez o papel de um treinador de hóquei escolar. Essa aptidão também foi destacada em seu papel em 2013 como o personagem-título do filme de televisão Mr. Hockey: The Gordie Howe Story [5].

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Notas
1993 Highlander; The Series Jesse
1997 The Call of the Wild Jogador Filme de Televisão
1997-2007 Stargate SG-1 Dr. Daniel Jackson Papel Principal
1998 The Outer Limits Melburn Ross Episódio; ''Mary 25''
1999 Escape from Mars Bill Malone Filme de Televisão
2001 Andromeda Gabriel Episódio; ''Star Crossed''
2002 Door to Door John Brady Filme de Televisão
2005 Swarmed Kent Horvath Filme de Televisão
2007 Mega Snake Les Daniels Filme de Televisão
24 Marcos Bispo 3 Episódios
Eureka Christopher Dactylos Episódio; ''Tudo o que brilha...''
2008 O Tesouro Perdido do Gran Caynon Jacob Thain Filme de Televisão
Stargate; The Ark of Truth Dr. Daniel Jackson Filme de Televisão
Stargate; Continuum
Escape Desesperado Michael Coleman Filme de Televisão
Burn Notice Vencedor 4 Episódios
Living Out Loud Brad Marshall Filme de Televisão
2010 Tower Prep Dr. Literatura Episódio; ''Relatório do livro''
Smallville Carter Hall 4 Episódios
Supernatural Roubar Episódio; ''99 problemas''
2011 Flashpoint David Fleming Episódio; ''Azul no azul''
Lodge de Natal Jack Rand Filme de Televisão
A Esposa do pastor Matthew Winkley Filme de Televisão
2012-2017 Saving Hope Dr. Charles Harris Protagonista
2013 Mr. Hockey; A história de Gordie Howe Gordie Howe Filme de Televisão

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Personagem Notas
2000 Rio Suspeito Homem de Boné Ator Coadjuvante
Sorriso do Sr. Fortune James
2001 Suddenly Naked Danny Blair
2003 Sumuru Adam Wade
2010 Arctic Blast Jack Tate
2011 Força Tática Demétrius Filme direto de vídeo
Faces in the Crowd Bryce
Elysium Técnico
13 Eerie Professor Tomkins

Referências

  1. «Fan rebellion threatens "Stargate"». Salon (em inglês). 13 de fevereiro de 2002. Consultado em 28 de abril de 2019 
  2. Mallozzi, Joseph (6 de abril de 2009). «April 5, 2009: 3 000 000, All In, Dog Visit, and The Mailbag». Joseph Mallozzi's Weblog (em inglês). Consultado em 28 de abril de 2019 
  3. unclecreepy (14 de setembro de 2012). «Dexter's James Remar Grows Horns». Dread Central (em inglês). Consultado em 28 de abril de 2019 
  4. «Michael Shanks - MSOL Interview». www.michaelshanks-online.com. Consultado em 28 de abril de 2019 
  5. «Gordie Howe, Mr. Hockey, Played By Stargate's Michael Shanks In New Film». HuffPost Canada (em inglês). 25 de abril de 2013. Consultado em 28 de abril de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Michael Shanks (em inglês) no Internet Movie Database

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.