Achigã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Micropterus salmoides)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaAchigã
Micropterus salmoides.jpg
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Centrarchidae
Género: Micropterus
Espécie: Micropterus salmoides

O achigã, também conhecido como black-bass no Brasil (Micropterus salmoides), é um peixe de água doce originário do sul do Canadá e norte dos Estados Unidos da América que foi introduzido na Europa no final do século XIX e no Brasil no início do século XX. A espécie introduzida foi o Largemouth Bass (Micropterus salmoides) que pode alcançar mais de 10 kg, entretanto, o tamanho está ligado diretamente ao ambiente, isto é, disponibilidade de alimentos ricos em proteínas e condições de água (temperatura, pH e oxigênio).

O Black-Bass é um predador por natureza que se alimenta de pequenos peixes, insetos, larvas, rãs e outros seres encontrados em seu domínio. Preferem águas limpas e calmas, mas se adaptam bem a diferentes ambientes, podendo ser encontrados em rios e até no mangue em canais de água salobra. Procuram se abrigar em estruturas submersas tais como troncos, pedras, galhadas, degraus (drop-offs), etc... Toleram temperaturas entre 3ºC e 40ºC, mas a faixa ideal para seu desenvolvimento fica entre 18ºC e 27ºC. Em temperaturas muito baixas diminuem sua atividade. O nível de oxigênio mínimo da água é de 2,0mg/L e suportam variações de pH entre 5 a 9.

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

O achigã foi introduzido pela primeira vez em Portugal em 1898, na Lagoa das Sete Cidades, nos Açores. No continente foi introduzido em 1952 e teve uma excelente adaptação espalhando-se rapidamente por todas as bacias hidrográficas, particularmente a sul do Rio Tejo, sendo hoje considerado um dos predadores que mais tem contribuído para uma clara diminuição de outras pequenas espécies, nomeadamente nas albufeiras.

Em Portugal está protegido por defeso, sendo a sua pesca interdita entre 15 de Março e 15 de Maio, salvo algumas exceções.

Internacionalmente, é um dos principais peixes desportivos de água doce, sendo mesmo o principal nos Estados Unidos. Em Portugal, e apesar de ser considerado por muitos como uma iguaria, o achigã tem vindo a ser alvo de proteção e respeito por parte dos pescadores desportivos, que já praticam e divulgam o pescar e libertar.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Os primeiros exemplares foram introduzidos no Brasil em 1922 e hoje são encontrados em represas, lagos e açudes nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul sendo que a média de exemplares em águas brasileiras varia entre 1kg e 2kg.

Por ser um peixe exótico, não há nenhuma leia que proteja o black-bass, nem mesmo na época de desova. A introdução dessa espécie trouxe vários riscos, como a diminuição ou até mesmo o desaparecimento de alguns peixes nativos.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

A sua reprodução é efetuada em 3 fases, conhecidas como pré-desova, desova e pós-desova. Durante o período pré-desova e desova é relativamente fácil de capturar, tornando-se a sua pesca extremamente difícil na pós-desova.

No Brasil sua desova ocorre de setembro a novembro e mesmo em cativeiros reproduzem-se naturalmente sem intervenção humana. Os machos constroem os ninhos a cerca de 1m de profundidade com aproximadamente 40cm a 65cm de diâmetro. Dependendo do tamanho e idade da fêmea, ela pode depositar até 100.000 ovos; o tempo de incubação varia de 5 a 10 dias de acordo com a temperatura da água; os alevinos se alimentam de zôo-plâncton e o macho cuida vorazmente de seus filhotes por algumas semanas atacando qualquer coisa que se aproxime do seu território. Não existe dimorfismo sexual, sendo muito difícil distinguir um macho de uma fêmea baseado somente nas características externas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Reprodução do achigã

Proteção do achigã

Sítio Pesca-pt

Pesca ao achigã

Bass online

Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Achigã