Midžor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Midžor
Миџор
Midzhur (Миджур)
Midžor visto do lado sérvio
Midžor está localizado em: Sérvia
Midžor
Localização do Midžor na Sérvia, sobre a fronteira com a Bulgária
Coordenadas 43° 23' 38" N 22° 40' 54" E
Altitude 2 169 m (7 116 pés)
Proeminência 1 478 m
Listas Ponto mais alto de um país
Continente Europa
Balcãs
Cordilheira Cordilheira dos Balcãs

O Midžor (em sérvio: Миџор) ou Midzhur (em búlgaro: Миджур) é um pico com 2169 m de altitude na Cordilheira dos Balcãs, situado na fronteira Bulgária-Sérvia. É o ponto mais alto dos Balcãs Ocidentais, e a montanha mais alta da Sérvia, excluindo as montanhas situadas no Kosovo. É a 12.ª montanha mais alta da cordilheira balcânica.

Características[editar | editar código-fonte]

O Midžor só está acessível ao turismo desde a década de 1990: anteriormente, o acesso era proibido por se encontrar sobre a fronteira entre Sérvia e Bulgária (então entre a Jugoslávia e a Bulgária). Devido a essas restrições, a natureza conservou-se intacta. Do lado búlgaro, o pico é acessível a partir das aldeias de Chuprene e Gorni Lom, na província de Vidin.

O maciço em que se encontra o Midžor é muito grande. As encostas ocidentais, orientais e meridionais, que se situam na Sérvia, são verdes e não tão escarpadas como as orientadas a norte, que são muito íngremes e rochosas.[1] Pelo lado sérvio a escalada não é complicada, e pode considerar-se como passeio.[2]

Imagens[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Midžor

Referências

  1. Summit Post. Midžor.
  2. Peakware. Midzor.