Miguel Barragán

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Miguel Barragán
Nascimento 8 de março de 1789
Ciudad del Maíz
Morte 1 de março de 1836 (46 anos)
Cidade do México
Cidadania México
Ocupação político, ministro
Religião Catolicismo
Causa da morte tifo

Miguel Barragán (Ciudad del Maíz, San Luis Potosí, 8 de Março de 1789 - Cidade do México, 1 de Março de 1836) foi um militar e político mexicano. Participou na guerra da independência tendo alcançado o posto de brigadeiro-general, por altura da sua adesão ao plano de Iguala. Entrou na Cidade do México integrado no Exército trigarante, tendo-se oposto a Iturbide quando este foi nomeado imperador, sendo por esse facto detido até à proclamação da república. Em 1824 foi nomeado comandante militar da região de Veracruz, numa altura em que os espanhóis mantinham ainda em seu poder o Forte de San Juan de Ulua, o qual acabaria por ser tomado em 1825 por sua iniciativa.

Ocupou o cargo de Ministro da Guerra durante durante os mandatos de Antonio López de Santa Anna e de Valentín Gómez Farías. Nomeado presidente interino do México em 28 de Janeiro de 1833 em consequência do abandono da presidência por Santa Anna por motivos de saúde. Acometido de doença grave deixa o cargo de presidente em 27 de Fevereiro de 1836, falecendo poucos dias depois.

Precedido por
Antonio López de Santa Anna
Presidente do México (interino)
28 de Janeiro de 1835 - 27 de Fevereiro de 1836
Sucedido por
José Justo Corro