Miguel Poiares Maduro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Miguel Poiares Maduro
Poiares Maduro
Retrato Oficial de Poiares Maduro
Ministro(a) de Portugal
Período XIX Governo Constitucional de Portugal
Dados pessoais
Nascimento 3 de janeiro de 1967 (54 anos)
Sé Nova, Coimbra, Portugal
Partido Partido Social Democrata
Profissão Professor universitário

Luís Miguel Poiares Pessoa Maduro ComSE (Coimbra, Sé Nova, 3 de janeiro de 1967) é um professor universitário e político português, que ocupou o cargo de Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, com a tutela da Comunicação Social, do Desenvolvimento Regional e das Autarquias Locais, durante o XIX Governo Constitucional de Portugal.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Doutorado com Distinção no Instituto Universitário Europeu, é um especialista em Direito Constitucional e em Direito da União Europeia.

Poiares Maduro foi advogado-geral no Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias, Professor de Direito e Diretor do Global Governance Programme no Instituto Universitário Europeu de Florença até à sua nomeação como Ministro e integrou recentemente um grupo de alto nível europeu para a Liberdade e pluralismo na Comunicação Social, onde foi o único português a integrar a equipa, e cujo Relatório, denominado Uma Comunicação Social Livre e Pluralista para Sustentar a Democracia Europeia foi divulgado em Janeiro de 2013, documento que apresentava um conjunto de recomendações para o setor da Comunicação Social.

Publicou vários livros, entre os quais estão Constituição Plural - Constitucionalismo e União Europeia e Crónicas dum Peixe Fora de Água, este último baseado nas suas crónicas publicadas no Diário de Notícias em 2005.[1]

É Comendador da Antiga, Nobilíssima e Esclarecida Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, do Mérito Científico, Literário e Artístico, grau atribuído pelo Presidente Jorge Sampaio a 18 de Janeiro de 2006,[2] e foi distinguido com o Prémio Gulbenkian de Ciência em 2010.

Referências

  1. «Quem é Luís Miguel Poiares Pessoa Maduro». Jornal de Notícias. 11 de abril de 2013 
  2. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Luís Miguel Poiares Pessoa Maduro". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 18 de janeiro de 2014 

Precedido por
Miguel Relvas
(como ministro adjunto e
dos Assuntos Parlamentares)
Ministro adjunto
e do Desenvolvimento Regional

XIX Governo Constitucional
2013 – 2015
Sucedido por
Luís Marques Guedes
(como ministro da Presidência e do Desenvolvimento Regional)
Eduardo Cabrita
(como ministro adjunto)
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço relacionado ao Projeto Biografias de Políticos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.