Miguel Vale de Almeida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Miguel Vale de Almeida
Nascimento 21 de agosto de 1960 (61 anos)
Lisboa
Cidadania Portugal
Alma mater
Ocupação antropólogo, autor, escritor, político, jornalista

Miguel de Matos Castanheira do Vale de Almeida (Lisboa, 21 de agosto de 1960) é antropólogo português. É ativista LGBT e foi deputado à Assembleia da República pelo Partido Socialista, tendo estado envolvido na aprovação da lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo e da lei de identidade de género.

É professor catedrático do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, onde se doutorou. Desenvolveu investigação em Portugal, no Brasil e em Espanha, em questões de género e sexualidade, assim como raça e pós-colonialismo.

É Diretor da revista de antropologia Etnográfica. Publicou vários livros (dois dos quais também nos EUA e no Reino Unido – The Hegemonic Male. Masculinity in a Portuguese Town e An Earth-Colored Sea: ‘Race’, Culture, and the Politics of Identity in the Portuguese-Speaking World).

É o autor do livro de ficção científica «Euronovela», que foi ao prelo em 1998[1] e que venceu o prémio Editorial Caminho de Ficção Científica.[2]

Obras académicas[editar | editar código-fonte]

  • A Chave do Armário. Homossexualidade, Casamento, Família (Lisboa. ICS, 2009).
  • Outros Destinos. Ensaios de Antropologia e Cidadania - Porto: Campo das Letras. (2004)
  • An Earth-Colored Sea. "Race", Culture and the Politics of Identity in the Post-Colonial Portuguese-Speaking World - Oxford e Nova Iorque: Berghahn Books. (2004)
  • Um Mar da Cor da Terra. "Raça", Cultura e Política da Identidade - Oeiras: Celta. (2000)
  • Corpo Presente: Treze Reflexões Antropológicas sobre o Corpo (org.) - Oeiras: Celta. (1996)
  • Senhores de Si: Uma Interpretação Antropológica da Masculinidade - Lisboa: Fim de Século, colecção "Antropológica". (primeira edição: 1995).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço relacionado ao Projeto Biografias. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Vale de Almeida, Miguel (1998). Euronovela (PDF). Alfragide: Editorial Caminho. 178 páginas. ISBN 9789722111713 
  2. «Prémio Editorial Caminho de Ficção Científica». Ficção Científica e Fantástico em Portugal. Consultado em 13 de abril de 2016