Miguel de Bragança, Duque de Lafões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Miguel de Bragança, Duque de Lafões
Nascimento 15 de Outubro de 1699
Lisboa
Morte 13 de Janeiro de 1724 (24 anos)
Nacionalidade Portugal Português

D. Miguel de Bragança (Lisboa, 15 de Outubro de 169913 de Janeiro de 1724) foi filho bastardo do Rei D. Pedro II de Portugal com Anne Marie Armande Pastré de Verger (mulher de António Gomes d' Elvas, Fidalgo da Casa Real, nascido em Lisboa, Santa Justa,[desambiguação necessária] e baptizado a 18 de Dezembro de 1642, irmã de Jacques Pastré de Verger e de Pierre Antoine Pastré de Verger, Cônsul de França, e filha de Pierre Pastré, seigneur de Verger, Capitão[desambiguação necessária] de Infantaria, e de sua mulher Catherine Thérèse Bruchard, de Liège, Açafata da Infanta D. Isabel[1] ). Vinda de França menina, com sua mãe, na companhia da rainha D. Maria Francisca Isabel de Saboia; era moça de Câmara, açafata da primeira esposa do rei.

Morreu afogado no rio Tejo, por se voltar o escaler em que atravessava da outra banda para Lisboa. Muitos dias correram sem aparecer o cadáver, até que vindo à praia no dia 5 de fevereiro, foi sepultado com a pompa costumada na igreja do convento de São José de Ribamar.

Duque de Lafões, fundador da Casa de Lafões, legitimado em 1704. Criou-se em casa do Secretário das Mercês, Bartolomeu de Souza Mexia. D. João V o reconheceu por irmão e ordenou que se lhe desse o título de Alteza; e fez casar com a herdeira da casa de Arronches.

Casado em Lisboa em 30 de janeiro de 1715 com Maria Ana Luísa Antonia Inés Casimira de Sousa Nassau e Ligne, ou Sousa Tavares da Silva, ou D. Luísa Casimira de Sousa Nassau e Ligne (nascida em Lisboa em 1694 e morta em 1729 em Lisboa, estando sepultada em Ribamar. Era marquesa de Arronches como herdeira da Casa de Arronches, feita Duquesa de Sousa e duquesa de Lafões ou Alafões como herdeira da Casa do conde de Arronches e Miranda. Teve as honras de duquesa por mercê de 2 de abril de 1716. Tiveram três filhos.

Era filha de Carlos José de Ligne, 2° marquês de Arronches, 5° conde de Miranda, Embaixador de Pedro II ao imperador Leopoldo. Carlos de Ligne tinha casado em 5 de abril de 1684 com Mariana de Sousa, nascida no Porto em 5 de abril de 1672, marquesa de Arronches, filha de Diogo Lopes de Sousa (1646-1672), 4º conde de Miranda. Diogo era, por sua vez, filho de Henrique de Sousa Tavares, 1° Marquês de Arronches e 3° conde de Miranda e de Mariana de Castro, esta filha de António Mascarenhas, comendador de Castelo Novo na Ordem d Cristo, e de sua prima Isabel de Castro. A irmã de Diogo era Isabel Maria de Mendonça, marquesa de Angeja; outra irmã, Leonor Maria Antónia, era marquesa de Távora; sua outra irmã Brites Francisco de Mendonça era casada com D. José de Meneses)]. Em 1666 Diogo casou com D Margarida de Vilhena (filha única e herdeira de D. João Mascarenhas, 3° Conde de Sabugal, Meirinho-mor da Rainha, comendador de Alpedrinha na Ordem de Cristo, e de sua mulher D Brites de Castelbranco, herdeira do condado de Sabugal).

Tem-se a respeito um ofício do abade de Mornay, em francês, que diz: «O Senhor D. Miguel casará com a filha do marquês de Arronches: se havia debatido muito se deviam casar no Paço ou não; se o Rei e a Corte deviam assistir: finalmente se resolveu que não se devia observar nenhum cerimonial. O casamento foi celebrado à meia noite com a mãe e a avó da noiva e o Secretário das Mercês Bartolomeu Mexia. Os noivos ainda não foram à Corte nem os fidalgos os haviam visitado. Os principais autores na mudança da disposição e cerimonial que Pedro II estabelecera para seus filhos naturais haviam sido a Rainha e o duque de Cadaval. Os Ministros estrangeiros, aliás, ainda não haviam visto os Infantes, embora D. Francisco tivesse palácio separado.”

Descendência[editar | editar código-fonte]

Verificar dados em: Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, Volume IV pg. 1099.

Referências