Mike Colter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Mike Colter
Colter na New York Comic Con de 2015
Nome completo Mike Colter Randal
Nascimento 26 de agosto de 1976
Columbia, Carolina do Sul
 Estados Unidos
Ocupação Ator
Cônjuge Iva Colter

Mike Randal Colter (nascido em 26 de agosto de 1976) é um ator americano mais conhecido por seus papéis como Lemond Bishop na série de televisão The Good Wife - Pelo Direito de Recomeçar, Malcolm Ward em Ringer, e Luke Cage nas séries da Netflix Jessica Jones e Luke Cage.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Colter nasceu no bairro de Columbia, Carolina do Sul, e cresceu em St. Matthews, Carolina do Sul. Colter é o mais novo de cinco filhos nascidos de Eddie Lee e Freddie Marion (née Mitchell) Colter. Ele é um graduado da Calhoun County High School. Colter passou um ano no Benedict College, antes de se transferir para a Universidade da Carolina do Sul, onde recebeu um diploma de bacharel em teatro em 1999. Ele obteve o grau de MFA em atuação pela Escola de Artes Grossas Mason Rutgers University[1].

Carreira[editar | editar código-fonte]

O papel de maior destaque de Colter foi no filme Menina de Ouro, no qual retratou o boxeador Big Willie Little. Ele também atuou em Law & Order: Trial By Jury, Pelo direito de Recomeçar, Plantão Médico, The Parkers e Ringer, além de vários filmes de TV.

Em 2014, Colter começou a retratar o papel do agente Jameson Locke na franquia Halo[2]. Colter estrelou a série Halo: Nightfall e forneceu a captura de movimento para o agente Locke em Halo 5: Guardians, enquanto a voz é interpretada por Ike Amadi. Ele também atuou como Luke Cage em Jessica Jones, na Netflix. Toda a primeira temporada foi lançada on-line em 20 de novembro de 2015.

Devido ao sucesso de seu personagem na série Jessica Jones, foi lançada a série individual do seu personagem, Luke Cage, que estreou mundialmente no dia 30 de setembro de 2016[3]. De forma surpreendente, a série ultrapassou Demolidor em sua estreia[4]. Em 2017, Colter está escalado para o papel de Luke Cage na minissérie Defensores, mais uma parceria entre a Marvel e Netflix[5]. A série é aguardada com grande expectativa pelos fãs, pois reunirão Luke Cage, Jessica Jones, Demolidor e Punho de Ferro entre outros atores do universo dessas séries.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Mike se casou em 2016 com a atriz Iva e atualmente reside em Los Angeles. Os dois tem uma filha. Por conta de Iva ser branca, Mike foi duramente criticado por ter se casado com ela[6]. Ele é primo de segundo grau da renomada atriz Viola Davis[7].

Ligações externas[editar | editar código-fonte]