Milícia da Imaculada (Brasil)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Associação Milícia da Imaculada dos Frades Menores Conventuais
 
CONQUISTARE IL MONDO ATTRAVERSO CRISTO IMACUALADA
Conquistar o mundo inteiro a Cristo através da Imaculada


Tipo: Associação Internacional de Fiéis
Local e data da fundação: 14 de novembro de 1987 Brasil Santo André, SP
Superior geral: Frei Sebastião Benito Quaglio


Sede: Brasil São Bernardo do Campo, SP
Site oficial: http://www.miliciadaimaculada.org.br/
Projeto Catolicismo · uso desta caixa

Associação Milícia da Imaculada dos Frades Menores Conventuais conhecida como Milícia da Imaculada (Também chamada de MI ou Exército da Imaculada)[1] é uma associação pública de fiéis cristãos, fundada em 16 de Outubro de 1917, em Roma, por São Maximiliano Kolbe, destinada ao apostolado católico e apostolado mariano, que tem como ideal: "Conquistar o mundo inteiro a Cristo através da Imaculada[2].

No Brasil a Milícia da Imaculada deu seus primeiros passos com um grupo de leigos que já tinham o desejo de evangelizar com Maria. Tudo começou em Santo André, no dia 14 de novembro de 1987, com a veiculação de um programa com a duração de 5 minutos na Rádio Clube, com o tema “Consagração a Nossa Senhora”, que é para a Milícia o coração de todo o apostolado. Hoje a sede se encontra em São Bernardo do Campo onde tem o Santuário da Imaculada Conceição e de São Maximiliano Kolbe, lugar de encontro diário com Jesus Eucarístico.

A Milícia da Imaculada é composta por leigos, sacerdotes, consagrados e religiosos, que são chamados de milites: soldados de Nossa Senhora. Graças ao empenho e à generosidade de cada milite, a Milícia da Imaculada no Brasil deu um salto na evangelização através dos meios de comunicação.

A Rádio Imaculada Conceição, é a primeira emissora, atualmente produz 24hs de programação “ao vivo” sem intervalos; a revista “O Milite” era apenas um boletim, está com mais de 50 páginas contendo formação da nossa espiritualidade e informação da Igreja no Brasil e do mundo; o site surgiu em 1999, disponibilizando link’s sobre a MI e onde se encontra textos, ouvir a rádio simultaneamente pela página, dar a sua opinião, se formar e informar, coisa feita por internautas de mais de 40 países; e o mais recente passo dado por esta obra foi a TV Imaculada Conceição em Campo Grande, que começou com o programa “Rosário em seu lar” com a duração de 1 hora e agora está expandindo sua programação.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Início[editar | editar código-fonte]

Tudo começou em Santo André, no dia 14 de novembro de 1987, onde alguns leigos conheceram o movimento da MI e começaram com a veiculação de um programa com a duração de 5 minutos na Rádio Clube, antiga Rádio Clube de Santo André, hoje Rádio Trianon no horário das 5h25 às 5h30. Nascia assim o programa "Consagração a Nossa Senhora", que consistia basicamente em uma oração, um pensamento e a participação de um líder eclesiástico local.[4]

Rádio[editar | editar código-fonte]

Nesse mesmo período a MI recebe dos franciscanos um prédio abandonado, uma antiga coelheira, que ficava ao lado de um convento. Com este edifício, que tinha necessidade de ser totalmente reconstruído, e materiais doados, os leigos começaram a construção do primeiro estúdio da associação.

No dia 5 de março de 1995, por meio das ondas médias, curtas e ondas tropicais, a programação da Milícia da Imaculada é transmitida para todo o Brasil. Os leigos do movimento assumem o compromisso de manter diariamente uma programação das 24h às 5h na Rádio Aparecida. Em maio, com o apoio das Dioceses de Santo André e de Santo Amaro, ambas em São Paulo, e a participação de leigos na região, a Associação Milícia da Imaculada adquire a sua primeira emissora, a Rádio Mauá, localizada na cidade de Mauá. A partir de outubro de 1998, a emissora passará a ser chamada e conhecida como Rádio Imaculada Conceição

Além de assumir 24 horas de uma programação cotidiana a Rádio Imaculada Conceição 1490 AM é geradora da Rede Milícia Sat, que diariamente produz o programa "A Igreja no Rádio", que vai ao ar das 20h às 5h para todo o país.

Nova Sede Nacional[editar | editar código-fonte]

Desde 2005, a Milícia da Imaculada está localizada no Riacho Grande em São Bernardo do Campo, as antenas da emissora ainda se encontram na Cidade dos Meninos em Santo André, próximo a antiga coelheira.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.