Mileva Marić

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Mileva Marić
Nascimento 19 de dezembro de 1875
Titel
Morte 4 de agosto de 1948 (72 anos)
Zurique
Nacionalidade Sérvia
Cônjuge Albert Einstein
Filho(s) Lieserl Einstein, Hans Albert Einstein, Eduard Einstein
Ocupação Física
Casa onde viveu Mileva Einstein-Marić em Zurique.

Mileva Marić (em sérvio cirílico: Милева Марић; 19 de dezembro de 1875Zurique, 4 de agosto de 1948) foi uma física sérvia, a primeira esposa de Albert Einstein, com quem teve três filhos: Lieserl Einstein (de quem há pouco conhecimento), Hans Albert Einstein e Eduard Einstein. Divorciaram-se em 1914.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Mileva Marić nasceu em 19 de dezembro de 1875 na cidade de Titel na atual Sérvia. Filha mais velha de um oficial do Governo do Império Austro-Húngaro, nasceu com um luxação nas pernas que não poderia ser corrigida pela medicina da época. Por causa disso mancou pelo resto da vida. Em 1894 foi enviada pelo pai para Zurique para completar sua educação. Em 1896 entrou na Universidade de Zurique para estudar medicina. Entretanto no mesmo ano mudou de planos e mudou para o Polytechnikum de Zurique (renomeado ETH em 1911) para estudar física e matemática, onde conheceu Einstein.

Einstein e Mileva casaram-se em 1903, em Berna, na Suíça, onde permaneceram até 1909. A partir daquele ano, Einstein se tornaria professor na Universidade de Zurique. Em 1913, convidado por Max Planck e Walter Nernst, Einstein deslocou toda a sua família para Berlim, a fim de ocupar uma cadeira como professor na Universidade de Berlim. Tal mudança contrariou Mileva que, desde 1912, encontrava-se em certa indisposição com Einstein, pois este mantinha correspondência frequente com sua prima Elsa (que viria a ser a sua segunda esposa). Após uma série de atritos, somando-se a permanência em uma cidade estranha, o frequente descaso de Einstein consigo e com os filhos, bem como o interesse deste para com Elsa, os dois se divorciaram em 1914.

Participação da Mileva nos trabalhos de Einstein[editar | editar código-fonte]

Existem algumas especulações em torno do papel de Mileva nos trabalhos do Einstein. Muitos documentários passam a ideia de que ela teria corrigido seus cálculos. O livro “Senhora Einstein”[2], por outro lado, busca passar a imagem de uma Mileva mais activa, como alguém "Chave" nas ideias iniciais de Einstein. Entretanto, cabe registrar que esse livro se trata de um romance e não de uma biografia do casal. Não há evidências de que Mileva tenha contribuído decisivamente para a concretização dos trabalhos de Einstein, e este possui em sua biografia mais de 300 trabalhos publicados.

Referências

  1. M. Popović (2003). In Albert's Shadow: The Life and Letters of Mileva Marić, Einstein's First Wife, p. xv: "The Family Tree of Mileva Marić-Einstein."
  2. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome Senhora
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.