Militar Foot Ball Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Militar Football Club)
Ir para: navegação, pesquisa
Militar
Nome Militar Football Club
Fundação 1909
Extinção 1911
Estádio Ramiro Souto
Capacidade 1.000 Pessoas
Localização Porto Alegre (RS),  Brasil
Competição Rio Grande do Sul Extinto
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Militar Football Club foi um clube de futebol brasileiro, sediado na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.

História[editar | editar código-fonte]

O Militar foi fundado em julho de 1909 por alunos da Escola de Guerra de Porto Alegre.[1] A sede do clube estava sediada no Casarão da Várzea,[2] mesmo local onde atualmente se encontra o Colégio Militar de Porto Alegre. A primeira partida da história do clube ocorreu em 7 de setembro de 1909, num empate sem gols contra o Internacional, no campo da Várzea. O primeiro time do Militar estava formado por: Prado; Aché e Abacílio; Américo, Fiuza e Costa; Atahualpa, Mendes, Souza, Lima e Vasconcelos.

Em 1910, foi um dos fundadores da Liga Porto Alegrense de Foot-Ball (LPAF), juntamente com 7 de Setembro, Grêmio, Internacional, Nacional, Fussball e Frisch Auf. No mesmo ano, o clube sagrou-se campeão citadino de Porto Alegre[3] de forma invicta. Também conquistou o Campeonato de Segundos Quadros da cidade.

Em 1911, a Escola de Guerra foi transferida para o Rio de Janeiro e o clube foi extinto. Alguns jogadores, como o zagueiro Aché e o meia Mendes, transferiram-se para o América, ao chegarem no Rio de Janeiro, enquanto outros permaneceram em Porto Alegre e ajudaram a fundar o Esporte Clube Cruzeiro em 1913.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Referências

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.