Millennium Actress

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Dezembro de 2008). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Millennium Actress
 Japão
2001 •  cor •  87 min 
Direção Satoshi Kon
Roteiro Satoshi Kon
Sadayuki Murai
Elenco Miyoko Shoji
Mami Koyama
Fumiko Orikasa
Shozo Izuka
Gênero animação
drama
romance
fantasia
comédia
Idioma japonês

Millennium Actress (千年女優, Sennen Joyū?) é um filme japonês de animação de 2001, escrito e dirigido por Satoshi Kon. Vagamente baseado nas vidas das atrizes Setsuko Hara e Hideko Takamine,[1] conta a história de dois documentaristas que investigam a vida de uma Lenda de Atos Aposentados. Quando ela conta a história de sua vida, a diferença entre realidade e cinema torna-se indistinta.[2]

Um documentarista entrevista a atriz Chiyoko Fujiwara sobre sua carreira. Através de flashbacks dos filmes da carreira da estrela, é revelado o verdadeiro motivo que a levou a seguir a carreira nos cinemas: viveu sua vida procurando seu amor.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Chiyoko, sem dúvida uma das mais belas personagens de anime, é uma já velha atriz, que será entrevistada por um documentarista. Ela conta a sua vida e o porquê de ter se tornado atriz. Chiyoko ainda menina, um dia, choca-se com um homem que fugia da polícia. Ferido, ela o leva para a loja da família. No dia seguinte ela encontra-se com esse homem, que segura uma chave e entrega a ela dizendo que aquela é a chave para coisa mais importante que existe.

A partir daí o homem é obrigado a fugir e Chiyoko torna-se atriz na esperança de um dia encontrá-lo novamente.

A beleza do filme está na forma como é contado. A realidade da vida e a fantasia dos filmes de Chiyoko misturam-se de forma magistral durante a narração para contar a vida da atriz e, ao fim, o telespectador pode perceber qual é "a coisa mais importante que existe" a qual aquele homem se referira.

Referências

  1. «さよならの季節» (em Japanese). Asahi Shimbun. 30 de agosto de 2010. Consultado em 29 de agosto de 2016 
  2. Abrams, Simon (1 de abril de 2011). «Setsuko Hara: The diva who left japan wanting a lot more». Capital New York. Consultado em 26 de setembro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.